A Escola Municipal Amedeo Piccini realizou uma cerimônia em homenagem ao patrono que leva o nome da escola nesta terça-feira, 27 de agosto. O evento contou com a presença da direção e coordenação da escola, além de professores, alunos e familiares da família Piccini.
A escola Amedeo Picconi foi criada em 1918, inicialmente conhecida como Grupo Escolar de Quiririm, depois recebeu nome de Deputado César Costa, e quando foi municipalizada, mudou o nome para o atual. Amedeo foi o doador do terreno e dos tijolos usados para a construção do prédio, que possui a mesma estrutura até os dias atuais.
A diretora da escola, Barbara Moliterno, conta que o reconhecimento do patrono da escola é algo que sentia falta em sua gestão. “Quando assumi a direção da escola, eu senti essa necessidade, pois não era possível identificar visualmente o patrono e o legado dele tanto no Distrito de Quiririm, quanto na própria unidade escolar. Então fizemos esse resgate histórico e cultural com as crianças, pois a escola já existe há mais de 100 anos, então inúmeras gerações passaram por aqui”, disse Bárbara.
Um dos membros da família Piccini que estava presente e fez um discurso, foi o advogado Fábio Piccini, trineto de Amedeo. “É muito emocionante, é um reconhecimento feito depois de anos sobre todo legado que o Amedeo deixou para o cidadão taubateano e para todos que moram no Distrito de Quiririm, por ter doado o terreno, construído um prédio escolar e ter feito muitas conquistas durante a vida. É com muita alegria e emoção que a família recebe essa homenagem”, disse Fábio.
Além de Fábio, Waldemir Piccini e Luis Celso Silveira Piccini, neto e bisneto de Amedeo, respectivamente, também estavam na cerimônia e receberam um quadro de presente. “É muito emocionante, pois sentimos muito orgulho de tudo que ele fez, assumiu a brasilidade e fez tudo que podia pelo nosso Quiririm”, disse Luís, que chegou a conviver com o bisavô durante a infância.
A direção da escola também informou que será comemorado anualmente a data de inauguração da escola, durante o mês de abril, e o dia do patrono, sendo 3 de agosto a data escolhida.