A Prefeitura de Taubaté informou que entrega na próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, às 15h, a placa que oficialmente converte a EMEF Professor Lafayette Rodrigues Pereira em uma unidade modelo do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). A unidade de ensino, situada no bairro São Gonçalo, passa a adotar um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
A cerimônia deve contar com a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e com técnicos da FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) que estarão na cidade pela manhã, para a apresentação da plataforma PAR (Plano de Ações Articuladas) junto à prefeitura. A Presença do Presidente Bolsonaro (Sem Partido) é especulada, porém, não foi confirmada.
De acordo com o Ministério da Educação, o município de Taubaté está entre as 70 cidades brasileiras selecionadas para a implantação de uma unidade da chamada escola cívico-militar.
A escola de Taubaté foi escolhida entre as demais da rede municipal, por estar situada em uma região de grande vulnerabilidade social e que tem como meta a melhoria nos indicadores educacionais.
Os militares irão atuar em oficinas no contraturno das aulas regulares com aulas voltadas aos alunos do fundamental II, oficinas essas que ainda serão definidas e implantadas de acordo com a avaliação dos militares.
Gestão Militar:
De acordo com a Prefeitura de Taubaté, em maio deste ano, a equipe gestora da escola participou de capacitação sobre a implantação, implementação e monitoramento da ECIM, com formações acerca de diretrizes, aspectos legais, projetos a serem desenvolvidos, integração entre civis e militares e a elaboração dos marcos desejado, atual e estratégico.
Foram apresentados o Oficial de Gestão Escolar, Cel. EB Walter José Rodrigues Alves Valle e o Oficial de Gestão Educacional, Cap. EB Claudiney Alves Franco e há a previsão de que se apresentem ainda mais 4 suboficiais e sargentos monitores para atuarem na gestão educacional da ECIM.
Em 2021, a escola atende 471 alunos de 6 a 14 anos, dos Ensinos Fundamental I (253) e II (195), EJA – Educação de Jovens e Adultos (23), além de ofertar aulas em período Integral (217). A unidade escolar conta também com aulas de reforço e atividades com professor especialista (28).
O prédio foi inaugurado em junho de 2000 e revitalizado 14 anos depois. Para atender a Escola Cívico-militar, houve a necessidade de adequação da infraestrutura da escola, uma vez que uma das etapas de certificação abrange a implementação do modelo e o cumprimento de requisitos educacionais, didático-pedagógico e administrativos.
Suas dependências contam com sala da direção, sala de reunião, sala de professores, almoxarifado, secretaria, duas quadras, sendo uma coberta, sala de informática, biblioteca, 20 salas de aulas, uma sala para atividades esportivas, sala de música, cozinha para professores e alunos, refeitório, 6 banheiros e área para estacionamento.
Matrículas:
A prioridade no atendimento é direcionada a alunos que já estão matriculados na unidade do São Gonçalo e para a população que reside próximo a escola.
O objetivo do Programa Nacional do Ministério da Educação com as Escolas Cívico-Militares é combater as desigualdades de oportunidade, promovendo uma formação humana e cívica a partir de uma educação de qualidade, aprimorando o aluno em sua formação ética, valorizando suas competências e habilidades estimulando sua capacidade de transformação da realidade no ambiente em que está inserido.