A região do Distrito de Quiririm foi a escolhida pelo escultor Fernando Ito para realizar um protesto diferente, contra a ação da prefeitura de São Paulo e do prefeito João Doria (PSDB), que combate os pichadores e grafiteiros na capital.
Fernando Ito, morador de Quiririm, alugou um outdoor em uma das principais avenidas que cortam o Distrito, a Avenida Carlos Pedroso da Silveira, e com os dizeres “Perfeito Margarina sem sal, deixe os Kobras da arte ousar”, o outdoor, com espaço em branco, foi um convite a pichadores para mandarem um recado ao prefeito de São Paulo.
“Tem que ser ousado para fazer isso, e eu assumo que fui eu que fiz. Eu to abraçando a causa dos amigos grafiteiros. O Doria é covarde mesmo, se tivesse um diálogo com os artistas não perderia o painel do Kobra (artista muralista de sucesso internacional). Faltou diálogo, não sou à favor de danificar prédios e esculturas públicas, sou contra a maneira que foi feito”, explica Fernando Ito.
O painel montado na última segunda-feira (6), foi pichado com símbolos como o da anarquia, e com frases de protesto como “Vamos esperar 46 meses para ver quem é o bandido” e “A Kobra vai fumar”, entre outros. No mesmo dia, o outdoor foi pintado de cinza, cor semelhante a usada pela prefeitura de São Paulo para apagar os grafites e as pichações da capital.
Entretanto, foi o próprio Fernando Ito que apagou as pichações e mensagens no outdoor, revelando se tratar de uma produção em vídeo, “Foi uma intervenção artística, o pessoal que está blefando e não sabe do resultado. Eu mesmo que pintei por cima e fiz um crachá com todas as empresas de lava jato patrocinando o negócio”, conta o escultor, que recebeu críticas de que a ação proposta por ele foi para ganhar espaço na mídia.
“O que eu quero despertar neste ato, que é sarcástico, é um filme, produzimos um filme. O ato publicitário que vai ser uma coisa que pegue no Brasil inteiro, tem prefeitos em outras cidades com a mesma idiotice do Doria, apagando grafite”, explica.
Outro lado:
A equipe do Portal Quiririm News buscou contato com o setor de comunicação da Prefeitura de São Paulo e questionou sobre o ato realizado em Taubaté, porém, até o fechamento desta matéria, a prefeitura não se manifestou sobre o caso.
De acordo com o escultor, o vídeo produzido começa ser divulgado nos próximos dias na internet.
Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News