Ícone do site Quiririm News

Exercício “Agulhas Negras 2026” mobiliza mais de 2 mil militares por cidades do Vale do Paraíba

O Exército Brasileiro realiza entre os dias 03 e 08 de novembro, em diversas cidades do Vale do Paraíba, o Exercício “Agulhas Negras”. As atividades tiveram início nesta terça-feira, 3 de novembro, às 10h, na base do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), com a realização de um Apronto Operacional. Cerca de 2 mil militares de mais de 20 unidades do Exército participam das operações e estão na região para fins de treinamento.

De acordo com o CAvEx, o objetivo do adestramento é manter o estado de prontidão das tropas da Divisão Presidente Costa e Silva em operações ofensivas, defensivas e de estabilização, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis. O exercício marca, ainda, o coroamento do ano de instrução militar.

O Exercício Agulhas Negras envolve diversas atividades militares, dentre as quais se destacam deslocamentos de tropa a pé e motorizada, patrulhas, emprego de blindados e helicópteros, transposição de curso d’água. Durante o exercício, a tropa estará presente nas cidades de Taubaté, Lorena, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Silveiras, Areias, São José do Barreiro e Resende (RJ).

Sair da versão mobile