Foto: Divulgação/P.M.T.

Dois dias após o temporal que atingiu Taubaté no domingo (1º), a cidade ainda vive reflexos da forte chuva, enquanto a Prefeitura mantém uma força-tarefa em diversas frentes e a Defesa Civil voltou a emitir alerta severo para novas precipitações na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro.

Desde segunda-feira (2), um gabinete de crise foi montado para centralizar informações e coordenar ações emergenciais. O objetivo é garantir a segurança da população, restabelecer a mobilidade urbana e acelerar a limpeza de áreas atingidas por alagamentos e enxurradas.

Somente na segunda, o Grupo de Ações de Pronta Resposta atuou em vários pontos críticos, com mais de 115 servidores envolvidos, entre equipes operacionais, supervisores e apoio logístico. Ao todo, 14 equipamentos pesados foram mobilizados, incluindo caminhões basculantes, caminhões de carroceria, caminhões truncados, pá carregadeira e retroescavadeiras, usados na remoção de lama, entulhos e resíduos arrastados pela água.

Entre os locais que receberam serviços estão a Avenida Dom Pedro I, no Parque Três Marias, com limpeza de vias alagadas; o entorno do Mercado Municipal e do Mercatau; a Avenida Desembargador; a Avenida Juca Esteves; o Túnel da Daruma; além de pontos como a região da Hércules Marsson e o córrego do Sedes, que começou a passar por limpeza e desobstrução.

Para esta terça-feira (3), a programação prevê a continuidade da desobstrução na Avenida Cinderela, abertura de via para vistoria na Avenida Dom Pedro I, na altura da EMEF Emílio Simonetti, limpeza de bocas de lobo na Rua das Andradas e na Avenida do Povo, além da limpeza de córrego próximo à linha férrea do bairro Gurilândia.

Zona rural e ponte danificada

As equipes também atuam na zona rural, em estradas como Sete Voltas, Borba, Pouso Frio, Goiabal e João Pasin. Em uma das frentes de trabalho, foram registradas 40 ocorrências, incluindo remoção de árvores caídas, limpeza de barreiras e desobstrução de passagens de água. Um dos pontos mais críticos é a Estrada Malacacheta, onde uma ponte cedeu com a força da enxurrada e passa por avaliação técnica para definição de medidas emergenciais.

Segundo a Prefeitura, a centralização das informações no gabinete de crise tem permitido priorizar as áreas mais afetadas e redirecionar equipes e máquinas conforme a necessidade, com acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Chuva acima da média e novo alerta

O temporal de domingo registrou 77 milímetros de chuva em poucas horas, volume considerado atípico até para o verão e equivalente a cerca de 62% de toda a chuva registrada em fevereiro do ano passado.

Na tarde desta terça (3), a Defesa Civil voltou a emitir alerta severo nos celulares para moradores de Taubaté e Tremembé, devido à previsão de novas chuvas fortes. Para hoje, a estimativa é de 18 milímetros de chuva, podendo chegar a 26 milímetros na quarta-feira (4), o que aumenta o risco de alagamentos e enxurradas, especialmente em áreas já fragilizadas.

A orientação é para que a população evite áreas alagadas, não atravesse vias com correnteza, redobre a atenção em regiões próximas a córregos e encostas e observe sinais de risco, como rachaduras em imóveis e movimentação de terra. Em caso de emergência, os telefones são 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros). Também é possível se cadastrar para receber alertas por SMS, enviando o CEP para o número 40199.

Abrigos e ajuda às famílias

A Prefeitura também disponibilizou vagas em abrigos institucionais para pessoas que tiveram as casas danificadas. Atualmente, há dez vagas masculinas no Centro Pop, na rua Silveiras, 197, Vila Iapi, e três vagas femininas no Abrigo Pop de Rua, na rua Nivaldo Righi, 282, Jardim Eulália. Os espaços oferecem acolhimento provisório, alimentação, higiene e acompanhamento social.

Na área de assistência, a Defesa Civil recebeu kits de ajuda humanitária enviados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Os materiais estão sendo organizados e distribuídos pelo Fussta, com apoio das equipes municipais. O prefeito Sérgio Victor também informou que o Exército, por meio do Cavex, está apoiando na retirada de móveis danificados. Cerca de 100 militares realizam os trabalhos e seis viaturas, sendo três caminhões de grande porte e três caminhões menores, são utilizados no recolhimento e no transporte dos resíduos.

O Fussta mantém campanha de arrecadação de doações, com prioridade para colchões, produtos de limpeza e higiene, além de móveis e eletrodomésticos como sofás, armários, geladeiras e fogões. O contato para orientações e triagem deve ser feito pelo WhatsApp (12) 99185-9193. Cestas básicas podem ser entregues no Banco de Alimentos, na rua Pasqua Scalzoto Pastorelli, 70, Jardim das Nações, e os demais itens na sede do Fussta, na estrada do Pinhão, 243, Santa Fé.

Abrigo é disponibilizado para famílias atingidas pelas enchentes – Foto: Divulgação/P.M.T

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *