A Ford Motor Company anunciou nessa segunda-feira 11 de janeiro, que encerra as operações de manufatura no Brasil em 2021 e que atenderá os consumidores na América do Sul com produtos provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados. A decisão afeta diretamente as plantas de Taubaté, Camaçari e  que deve encerrar suas atividades.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil”.



 

“Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais.

O setor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté informou por telefone que uma Assembléia emergencial foi convocada para a tarde dessa segunda-feira, na própria Ford de Taubaté para discutir o assunto com os funcionários.

A Ford mantém no Brasil apenas a sede regional em São Paulo, o Centro de Desenvolvimento de Produtos na Bahia e o campo de provas em Tatuí-SP.

Através de nota oficial a prefeitura se pronunciou sobre o fato. Confia na íntegra, abaixo:

“A Prefeitura de Taubaté lamenta o fechamento da planta da Ford na cidade e a consequente demissão dos 830 funcionários, entendendo que a crise econômica mundial tem reflexos na cidade, mas não podemos arcar com tal monta de prejuízo.

Todos os trabalhadores desligados receberão o apoio necessário da administração municipal. Ainda nesta semana, o Executivo terá reuniões com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e do governo do Estado para buscar alternativas.

A atual gestão buscará, inclusive, uma reunião com o governador João Dória e o Sindicato, conjuntamente. A Prefeitura ratifica que tem trabalhado para atrair empresas para Taubaté e, com isso, contribuir para o fomento do emprego no município”.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *