A Biblioteca Municipal de Quiririm passa por problemas que comprometem o seu uso e já ocasionaram em perdas de alguns livros. Com as recentes chuvas, os problemas se evidenciaram e pelas redes sociais, uma moradora de Quiririm utilizou-se de fotos para mostrar o estado da biblioteca, que sofre com infiltrações, goteiras e que precisa de manutenção.
Patricia Dias é frequentadora da biblioteca que fica no Parque Municipal de Quiririm e se espantou com o que viu, “Fui emprestar um livro para ler, chegando lá a senhora que trabalha lá me mostrou como estava a biblioteca, toda encharcada devido ao entupimento das calhas, e que havia perdido diversos livros novos que ela geralmente expõe. Ela disse que havia pedido para alguém ir lá para verificar, mas ninguém havia ido, então ela e o outro senhor estavam tirando a água e usando baldes para segurar a água das goteiras”, conta Patricia.
Na foto feita pela moradora é possível ver baldes sobre as estantes que armazenam livros amparando as goteiras.
“Nossa biblioteca não tem muita ajuda, elas ainda fazem tombamento dos livros nas mãos, mesmo tendo um computador. E acho que devíamos valorizar, pois se não me engano só temos duas bibliotecas na cidade. O mais chato da historia é que perdemos muitos livros novos que ficavam em exposição e que agora não sabemos quando virão outros”, lamenta Patricia Dias que ressalta, “Conheço muitas pessoas que adoram ler e frequento muito a biblioteca”.
Questionada, a Prefeitura de Taubaté informou conhecer o problema e que já existe orçamento destinado para o prédio, mas não informou um prazo de início das obras, “A secretaria de Turismo e Cultura já provisionou recursos para manutenção e ampliação da Biblioteca do Quiririm. É de conhecimento da Secretaria que o local necessita de melhorias e por isso já tem orçamento destinado para as obras no local que hoje, além da atividade comum a qualquer biblioteca, já oferta curso de desenho com ótima frequência entre os alunos e talvez possa receber outros serviços”, conclui em nota.