Governador João Doria - Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em entrevista coletiva na cidade de São Paulo, o governador João Doria decidiu nessa segunda-feira (6) pela prorrogação por mais 15 dias da quarentena em decorrência da pandemia global por coronavírus em todos os 645 municípios de São Paulo, incluindo Taubaté, até o dia 22 de abril.

A decisão foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados. Projeções dos médicos apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o Estado.



 

“A prorrogação da quarentena será feita por mais 15 dias, do dia 8 até o dia 22 de abril, em todo o estado e pelas razões que foram largamente expostas por cientistas, médicos e especialistas. Prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida”, afirmou o governador Doria.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”, acrescentou o governador.

O número de mortes pela COVID-19 no Estado de São Paulo entre 17 de março e 5 de abril já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrados ao longo de todo o ano passado. As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1.500% desde 20 de março, passando de 33 para 524, no último dia 3 e ainda de acordo com o governo de São Paulo, as mortes subiram 180% em uma semana.

Para tentar conter o avanço dos casos, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena.

Já foram ativados 1.524 novos leitos de UTI em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos. O Governo de São Paulo prepara a implantação de um outro hospital de campanha no Complexo Esportivo Ibirapuera, na capital.

Casos e mortes:

O número de casos de coronavírus no Estado desde 26 de fevereiro chega a 4.620. Ao todo, mais de 400 hospitais, entre públicos e privados, notificaram casos suspeitos de coronavírus. O total de mortes por COVID-19 é de 275 em 20 dias.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *