Quiririm recebe neste domingo (26), a partir das 9h da manhã, o 3º Passeio Ciclístico Histórico Cultural de Quiririm. O evento organizado pela Associação Cultural “Societá 30 di aprile”, uma entidade sem fins lucrativos, une a paixão pela pedalada à fatos históricos que remontam a chegada dos imigrantes italianos no Distrito.
Com a saída marcada para acontecer na Rua Líbero Indiani, em frente ao Museu da Imigração Italiana de Quiririm, a “Società 30 Di Aprile” elencou diversos pontos históricos que ilustram o passado e o presente com fotos e uma breve narrativa da história sobre a origem de cada local. O evento é gratuito e livre para qualquer idade.
O Trajeto:
O passeio, após sair do Museu da Imigração Italiana, se dirige ao Pontilhão, antiga comporta que era usada para irrigar toda a várzea e as plantações de arroz, em seguida pedala até a Igreja Matriz e o “belvedere” (mirante), que tem vista para a Serra da Mantiqueira e várzea.
Na área esportiva, o Campo do Esporte Clube Quiririm, bem como sua sede, guardam em suas arquiteturas grandes histórias com mais de 90 anos. O próximo destino é a Capela Nossa Senhora Aparecida, que foi fundada há mais de 120 anos.
Explorando a área rural, os ciclistas vão conhecer a Bica do Sapo, nascente de água cristalina que por muito tempo foi fonte de água potável para moradores do Distrito que não tinham saneamento básico. Para finalizar o passeio ciclístico, visita a caixa d’ água da antiga estrada de ferro Central do Brasil, o pontilhão e também a Casa Castilho, uma das principais mercearias da época.
O 3º Passeio Ciclístico Histórico Cultural tem o apoio do Portal Quiririm News, do Panathlon Clube Taubaté e da Prefeitura Municipal de Taubaté. Você pode curtir a página da Società 30 Di Aprile clicando aqui.
Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News