Ícone do site Quiririm News

Greve na Alstom é encerrada após acordo entre empresa e Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

A greve dos trabalhadores da Alstom, em Taubaté, que havia se iniciado na segunda-feira, 1º de dezembro, foi encerrada nesta sexta-feira, 5 de dezembro, após a aprovação da nova proposta negociada entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e a empresa. O acordo, válido até 2027, foi aceito em assembleia e as atividades na fábrica já foram retomadas.

Segundo o sindicato, para o ciclo 2025/2026, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) terá reajuste de 8,4%. O vale-alimentação, por sua vez, terá aumento de 33% em relação à proposta inicial apresentada pela empresa. O novo valor do tíquete será pago a partir de janeiro, com efeito retroativo referente ao mês de dezembro.

“Houve avanços importantes para o conjunto dos trabalhadores e nós gostar[iamos de agradecer imensamente todos os sindicatos que contribuíram e estiveram presentes conosco aqui na porta da fábrica. Vocês sabem que uma greve, a gente sabe como começa e nunca sabe como termina e essa terminou com êxito, noventa por cento de aprovação dos trabalhadores”, destacou Claudio Batista, presidente do Sindmetau, em vídeo publicado nas redes sociais.

Em nota, a Alstom confirmou o acordo com o sindicato e destacou que a aceitação da proposta pelos funcionários reforça “o compromisso da empresa com a valorização dos colaboradores e com a sustentabilidade da operação da Alstom no Brasil”.

Confira a nota da Alstom na íntegra:

“A Alstom confirma que chegou a um acordo com o SINDIMETAU. Após realização de assembleia com funcionários, a proposta foi aceita e as atividades na fábrica foram retomadas. O acordo demonstra o compromisso da empresa com a valorização dos funcionários e com a sustentabilidade da operação da Alstom no Brasil”.

Acordo entre sindicato e empresa possibilita fim da greve – Foto: Samuel Martimiano/Sindmetau

Sair da versão mobile