Ícone do site Quiririm News

Horário de verão começa nesse domingo (18)

Diminuir a demanda de energia no horário de pico do sistema elétrico brasileiro, essa é a principal função do horário de verão, que começa neste domingo (18) e se estende até 21 de fevereiro do ano que vem. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), anualmente, a redução média varia entre 3,5% e 5%.

A meia noite deste sábado (17) para domingo (18), moradores dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal devem adiantar o relógio em uma hora.

“O horário de verão serve para minimizar essa concentração de carga no horário de ponta, já que os dias se tornam mais longos, e a iluminação pública e das residências começa a funcionar um pouco mais tarde, momento em que as fábricas já estão com produção reduzida”, explica Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo.

O período de maior consumo de energia se dá após as 18 horas, e vai até 21 horas. Para incentivar o uso consciente de eletricidade, minimizando o desperdício, a EDP informa algumas dicas simples que podem fazer a diferença na conta de luz no fim do mês.

Iluminação

Chuveiro

Refrigerador ou freezer

Ar-condicionado

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Sair da versão mobile