Foto: Divulgação/Hospital Regional do Vale do Paraíba

Em setembro o Brasil chama a atenção para a Campanha ‘Setembro Verde’, iniciativa que marca o mês em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, comemorado nessa sexta-feira dia 27 de setembro. A data foi instituída em 2014, pela lei federal nº 15.463, com o principal objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

No último levantamento do Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté/SP, sobre o número de captações de órgãos para transplante, revelou um novo recorde no comparativo entre 2019 e 2018.



 

Ao todo, o Hospital foi responsável por 12 captações efetivas entre janeiro e agosto deste ano contra 8 no mesmo período do ano passado. O resultado foi o aumento de 50% no processo de conscientização de famílias que consentiram em doar órgãos de seus familiares.

O aumento na captação reflete um esforço de uma comissão intra-hospitalar formada por uma equipe do próprio hospital, onde o tempo é o fator mais desafiante.

“Como o paciente se encontra em morte encefálica é muito difícil manter a viabilidade dos órgãos e quanto menor o tempo entre o diagnóstico e a doação mais vidas poderão ser salvas”, explica o Diretor Médico do HR, Dr. Caio Soubhia Nunes.

A constatação de morte encefálica é um processo complexo que leva cerca de 24h. O paciente (potencial doador) passa por diversos exames, a fim de confirmar o diagnóstico. Desde o início a família do paciente é informada sobre todos os passos dados pelas equipes médicas e de enfermagem.

“Percebemos que, quando a pessoa já falou sobre o assunto com o seu círculo familiar, essa decisão fica mais fácil, pois querem respeitar a decisão que o ente tomou em vida”, comenta o médico.

No Brasil, a doação de órgãos só acontece após autorização familiar, independente de qualquer manifestação por escrito por parte do paciente.

Até o momento, pelo menos 53 vidas foram beneficiadas com as 12 captações de órgãos que partiram do Hospital Regional de Taubaté nos primeiros 8 meses do ano. Ao todo, foram captados 2 corações, 22 rins, 18 córneas, 10 fígados, e 1 pâncreas.

Os órgãos são destinados para pacientes com compatibilidade, triados pela Organização para Procura de Órgãos (OPO) de Campinas, responsável pela processo na região.

No ano de 2017 contamos a linda história sobre doação de orgãos – Gesto ultrapassa a vida: A amizade de um pai que perdeu a filha, e conheceu o homem salvo por ela , relembre essa história comovente de amor e cumplicidade.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *