Ícone do site Quiririm News

Impasse adia início das obras de revitalização no Distrito

Parte do Projeto de revitallização de Quiririm - Divulgação

Marcada para iniciar no final de outubro, as obras de revitalização do Quiririm ainda não começaram e estão atrasadas cerca de 20 dias. Na tarde dessa terça-feira, 10, um engenheiro da Prefeitura de Taubaté, junto de um representante da empresa “ELEFE construtora e incorporadora”, estiveram no local das obras onde ouviram os moradores e suas reivindicações.

Moradores vizinhos da Praça foram chamados para dar sugestões – Foto: Quiririm News

Cerca de 10 moradores e alguns comerciantes dos arredores da Praça Antônio Naldi, que abriga a igreja Matriz, sugeriram ao engenheiro que não retirassem a vegetação rasteira que compõe a área verde da Praça, como previsto no projeto.

“Sugerimos que não retirem a vegetação rasteira. Aqui na igreja, a gente propôs que não retirem alguns pisos que foram colocados em 1964 e em 1976 (pisos da lateral e frente da igreja) e no “Belvedere” (mirante) também, que é tombado pelo patrimônio histórico”, disse Carmen Soldi, representando o desejo dos moradores presentes na reunião.

Para tentar a alteração no projeto, os moradores se organizaram e vão enviar um documento ao Prefeito Ortiz Júnior com as possíveis sugestões, “Será feito um abaixo assinado e vamos dar entrada na Prefeitura para ver se conseguem essas mudanças, não há necessidade de tirar o verde que tem para colocar outro”, acredita Soldi.

O engenheiro Luciano Canettieri, da Secretaria de Obras de Taubaté, acredita que até que a resolução do empasse das obras na Praça aconteça, seja melhor iniciar as obras em outras frentes.

“O Piso existente vai ser trocado e serão mantidas todas as arvores sem excessão, e vai ser removida apenas a vegetação rasteira e os arbustos, e é o que a população está alegando que não quer, eles querem apenas a troca do piso. Por ser uma obra Federal a gente é obrigado a fazer como foi aprovado”, explica o engenheiro que afirmou o atraso das obras, “A ordem de serviço a empresa já assinou no começo do mês, e a partir que ela assine, ela já tem autorização para entrar imediatamente, porém, nós viemos fazer a vistoria no local e demos com esse impasse, e isso acaba atrasando um pouco a obra”, conclui Canettieri.

Planta de paisagismo foi mostrada aos moradores – Foto: Quiririm News

Possível solução:

Para não perder tempo e iniciar as obras  o quanto antes, é possível que mude a frente de trabalho que, se iniciaria na Praça Antônio Naldi, e agora passe a iniciar com a Avenida Cel. Marcondes de Mattos.

“Tem a possibilidade de se começar por outro lugar, o projeto abrange 3 fases né, que é a Praça da igreja, a avenida e o palco, porém a Praça além desse impasse, do dia 29/11 até o dia 9/12, tem festa da Padroeira, então já é um momento que não vamos poder estar mexendo, e o palco parece que por volta do dia 12 também vai ter um evento, por isso esta sobrando apenas a parte da avenida e vamos estar estudando para iniciar a obra através da avenida”, avalia o Engenheiro Canettieri.

O prazo médio para finalizar as obras a partir do seu início é de 10 a 12 meses.

Entenda:

Anunciada no início da gestão do Prefeito Municipal Ortiz Júnior (PSDB), em 2013, a revitalização das ruas centrais de Quiririm em uma Vila Italiana, foi anunciada para começar no mês de outubro. A empresa vencedora da licitação para a construção é a EMC Engenharia de Manutenção e Construtora Ltda, e o valor total do projeto é o de R$ 3.246.000,00.

A verba é proveniente do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos) da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, que tem como meta financiar projetos de preservação e reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio histórico, turístico e paisagístico.

No projeto estão programadas uma requalificação da Avenida Cel. Marcondes de Mattos, do Palco de Eventos, onde ocorre a tradicional Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm, da Praça Antônio Naldi, que abriga a Igreja Matriz e o mirante. As intervenções tem como objetivo tornar Quiririm um centro turístico de fato, recebendo visitantes durante o ano todo, explorando seus restaurantes e cantinas e bem como sua história com a imigração italiana.

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Sair da versão mobile