A Alstom, inaugurou a ampliação de sua fábrica de material rodante em Taubaté na última segunda-feira (7). Cerca de R$ 100 milhões foram investidos para ampliar e modernizar a unidade, que triplicou a área construída, e agora passa a ter 60 mil m². A empresa está informou que está contratando gradativamente até março de 2023, cerca de 750 colaboradores no Estado de São Paulo, dos quais 700 atuarão na unidade Taubaté.
O investimento faz parte da estratégia de crescimento da companhia, após a assinatura de seis contratos nacionais e internacionais. O evento aconteceu na própria unidade com a participação funcionários e autoridades municipais e estaduais, além do CEO e Presidente do Conselho, Henri Poupart-Lafarge que celebrou o início de uma nova trajetória na história da empresa no Brasil.
Com a modernização da unidade, as produções de dois projetos já começaram e a previsão é que todos estejam concluídos até o ano de 2028.
Mais de 170 trens (mais de 940 carros) serão produzidos pela Alstom em Taubaté para atender as cidades de São Paulo (Brasil), Santiago (Chile), Taipei (Taiwan) e Bucareste (Romênia).
O CEO e Presidente do Conselho da Alstom, Henri Poupart-Lafarge ressaltou durante o evento a importância da ampliação, “A indústria da mobilidade é atividade essencial para o mercado mundial e para a sociedade em geral. Temos buscado oportunidades estratégicas para continuar crescendo e apoiando comunidades na transição para o transporte de passageiros e de carga com emissões baixas e zero. Celebrar a expansão desta fábrica no Brasil é extremamente importante para reforçar nossa posição como referência global em mobilidade sustentável e inovadora, qualidade e satisfação do cliente na indústria metroferroviária”.
Michel Boccaccio, Diretor Geral da Alstom para a América Latina e Presidente da Alstom no Brasil destacou a relação da empresa francesa com o Brasil e com a cidade de Taubaté.
“Há 67 anos no Brasil, a Alstom vem atuando ativamente no desenvolvimento do setor de mobilidade ferroviária. Com muito orgulho e determinação, mantemos nosso foco no futuro, sempre acreditando no potencial não só do Brasil, mas também da região de Taubaté, onde implementamos nossa fábrica. Celebrar a ampliação desta unidade é também garantir ao mercado e aos nossos clientes o compromisso da Alstom em continuar desenvolvendo e entregando produtos de qualidade que contribuirão cada vez mais para a mobilidade inteligente e sustentável no Brasil e no mundo.”
Ao todo, seus projetos serão produzidos na Alstom em Taubaté:
• Trinta e seis trens Metropolis de 8 carros cada para Linhas 8 e 9 da Rede Metropolitanos de São Paulo;
• Vinte e dois trens Metropolis de 6 carros da Linha 6 – Laranja de metrô de São Paulo;
• Trinta e sete trens Metropolis, com 5 carros cada, para a Linha 7 do Metrô de Santiago do Chile;
• Treze trens (78 carros) para a Linha 5 do Metrô de Bucareste, Romênia;
• Trinta e cinco trens Metropolis de 4 carros cada para extensão da Linha 7 do Metrô de Taipei, Taiwan; e
• Vinte e nove trens Metropolis de 4 carros cada para Fase II da Linha Circular de Taipei, Taiwan.