As inscrições para concorrer a uma bolsa de estudos pelo Simube (Sistema Municipal de Bolsas de Estudo) está programada para ocorrer no final de fevereiro, nas duas semanas que antecedem o Carnaval de 2017.
A previsão foi feita pelo presidente do conselho que administra o Simube, Oswaldo Barbosa Guisard Neto, durante audiência na Câmara Municipal nessa quarta-feira, (7).
Segundo Oswaldo, uma semana será dedicada aos alunos do ensino médio, e outra aos da graduação.
Para 2017, oito instituições de ensino se inscreveram para oferecer bolsas pelo sistema municipal, e sete foram homologadas: três delas de graduação (Unitau, Ites e Dehoniana), e quatro de ensino técnico (Balbi, Tableau, Alcance e Cotet). A Faculdade Anhanguera também apresentou a documentação, mas, segundo Oswaldo, havia uma certidão em desacordo com o edital.
Orçamento:
O Simube reservou R$ 1,5 milhão para novos bolsistas em 2017, e há R$ 3,5 milhões para os atuais contemplados. Esses valores poderão ser aumentados, com a aprovação de emendas parlamentares ao orçamento, que está em trâmite na Câmara.
Do total, 30% do programa são destinados a alunos do ensino técnico. O sistema contempla cerca de 140 bolsas integrais e meias bolsas, e a expectativa para 2017 é alcançar 150 estudantes.
Alguns problemas do Simube foram discutidos durante a audiência, como a definição de renda familiar – que está para ser alterada, com a aprovação do projeto de lei complementar 22/2016 – e a divulgação tardia da listagem dos contemplados. De acordo com Oswaldo Neto, em 2016 a lista foi publicada em maio, um mês antes do que ocorreu em 2015.
Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News