Uma moradora do Distrito de Quiririm foi campeã do concurso de marcha de cavalos no último final de semana durante a Expolag, na cidade de Lagoinha-SP. Catherine Moreira Marcolin, de 19 anos, disputou na categoria Amazona com outras 6 meninas e ganhou em primeiro lugar. A marcha de cavalos é o andamento natural do animal, que é classificado como picada ou batida, se diferenciando no ritmo e no som, e nessas competições, se aperfeiçoa em como fazer isso de maneira harmônica.
A jovem conta que treinou durante duas semanas com ajuda de amigos e responsáveis pela hípica da égua em que competiu.
Catherine conta que apesar de ser a primeira vez que participa, seus treinadores já disseram que ela possuía a postura necessária para esse tipo de competição.
“Eu treinava na hípica, chegava em casa e ficava vendo vídeos de provas passadas, inclusive da prova nacional, assisti ela inteirinha”, conta a jovem amazona.
Marcolin era moradora de São Paulo quando criança, há época não praticava nenhum esporte e nem sabia andar a cavalo. Após se mudar para o Distrito de Quiririm, Catherine ganhou um cavalo do pai e começou a desenvolver esse amor pelas diversas coisas ligadas ao animal, inclusive a marcha, que foi convidada a participar por Marcelo França, dono da égua em que ela competiu.
A partir disso, a jovem se transformou numa verdadeira boiadeira, andando sempre trajada com chapéu, bota, cinto afivelado e seu cavalo pelas ruas de Quiririm. Moradores brincam com ela devido sua aparência similar com a cantora Ana Castela, que faz sucesso no meio sertanejo atualmente. A jovem gosta do apelido, devido ser fã da cantora.
Recentemente, um vídeo publicado pelo Quiririm News, onde mostra Catherine com seu cavalo pelas ruas do Distrito, viralizou com mais de 15 mil visualizações e muitos comentários a comparando com a cantora Ana Castela.
Marcolin faz faculdade de medicina veterinária, então precisou organizar sua rotina com os treinos, que sempre eram feitos no período da tarde. “Além da égua que eu iria competir, eu treinava também com meu cavalo, o Patriarca, andava por todo o Quiririm, desde a minha casa até o Mirante com ele andando em marcha”, conta Catherine
A “Ana Castela de Quiririm”, como é conhecida por sempre estar com seu cavalo e os trajes típicos de uma boiadeira andando pelas ruas, conta que tinha dias que o nervosismo tomava conta, mas que mesmo assim não desistiu.
“Tinha dias que não saia legal, eu não conseguia me acostumar, ficava forçando, pensando que não sairia legal, me questionava se daria certo, mas não desistia, pensava que iria conseguir. Quando dava certo eu ficava muito feliz, contava para meus pais, mostrava os vídeos e ficava animada”, conta Catherine.
Quando ganhou, ela disse que foi um sentimento único. “Eu não tenho palavras para descrever, só muita felicidade, emoção, eu chorei a hora que ele falou meu nome e vi que ganhei”, exclamou a jovem.
Relação com os animais
Cursando medicina veterinária, sua relação com os animais é forte, mas ela conta que isso não é de hoje, já que desde sempre foi bem intensa com os bichos. “Eu falo que eles são uma parte importante da nossa vida e nós somos a vida deles, pois dependendo do animal que você tem, ele está com você desde que nasceu até a morte. Eles não têm nenhuma maldade, são mansos e puros”, diz Marcolin.
Durante os treinos para a competição, ela conta que era preciso se entender com a égua que ia competir. “Eu precisei me acostumar a montar em um cavalo que não é meu, isso pois tem animal que é diferente. Ela é uma égua quente, rápida, assustada, eu precisava entender ela, conversar e fazer carinho. Se eu ficava tensa, ela não obedecia, mas se eu me acalmava, ela se acalmava junto”, relata a jovem.
Com o prêmio em mãos, Catherine agora dorme ao lado da faixa de campeã e se orgulha de ter feito sucesso em sua primeira prova.
Confira abaixo o vídeo de Catherine que viralizou no instagram do Quiririm News: