Motoristas, ciclistas e pedestres estão enfrentando problemas e tem de redobrar a atenção ao utilizarem a Avenida Padre Hugo Bertonazzi em Quiririm. Com as chuvas que vem atingido Taubaté, uma grande quantidade de lama proveniente de terrenos baldios e barrancos está espalhada na calçada e na pista, o que dificulta a passagem e coloca em risco os usuários da via.
Com lama ocupando os dois sentidos da pista, uma faixa única central acabou se formando e sendo utilizada pelos veículos que acabam entrando na contramão para não passarem por cima da lama que já ocupa mais de um metro da via, o que aumenta o risco de colisão frontal.
O mesmo problema é enfrentado por pedestres e ciclistas, que também acabam desviando da lama e se arriscando em meio aos carros.
“Eu sempre uso essa avenida, vou para o centro (da cidade) de segunda a sexta-feira buscar meu filho na escola e está um perigo constante, pois carros e caminhões usam somente aquela faixa (central) para passar e ainda (entram) na contra mão. Esse problema com a lama já está indo para umas três semanas”, comenta o empresário Vinícius Sávio.
Além do problema que dificulta a passagem, a lama que desceu para a pista atingiu também uma boca de lobo próxima, que está prestes a entupir.
Em resposta ao Portal Quiririm News, a “Secretaria de Obras da cidade de Taubaté informou que vai incluir a limpeza do local na programação dos trabalhos a serem executados”, porém, não informou uma previsão ou uma data para realizar a limpeza da avenida.
A Avenida Padre Hugo Bertonazzi, mais conhecida como estrada nova do Pinhão, recebe todos os dias grande fluxo de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas, já que é uma via projetada para ligar alguns bairros de Taubaté até a rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP-123 e também funciona como uma estrada paisagem, muito procurada por ciclistas e pedestres para prática de esportes.