Ícone do site Quiririm News

Lançamento do documentário sobre os 150 anos da imigração italiana é exibido no Quiririm

Foi lançado nesta quinta-feira, 7 de agosto, no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, o documentário que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil. O evento contou com a participação de moradores de Quiririm e visitantes, além de uma mesa com quitutes italianos.

A obra foi realizada por Dimas de Oliveira e Lani Goeldi, e tem como proposta resgatar e divulgar a contribuição dos italianos na formação histórica, cultural e econômica do país, com destaque para a presença no Vale do Paraíba.

Durante o evento, Dimas comentou sobre a importância de trazer à tona fatos pouco conhecidos pela população. “Gostei muito, principalmente por apresentar fatos que percebi que as pessoas desconheciam. Por exemplo, a construção do Teatro Municipal, o MASP de São Paulo, e saber que hoje, na maior capital do Brasil, são 20 milhões de descendentes de italianos. Ver quantas pessoas desconheciam isso e puderam ter acesso graças ao nosso trabalho foi gratificante”, afirmou o diretor. Dimas também adiantou que a segunda parte do documentário será lançada dia 15 de novembro, e promete uma abordagem mais emocional: “Tragam um lenço”, disse.

A produtora executiva da obra, Lani Goeldi, explicou que a primeira parte tem um caráter mais didático e histórico, enquanto a segunda trará depoimentos atuais. “Estamos entrevistando pessoas da atualidade, artistas, comerciantes, pessoas bem-sucedidas. Eu falo que é a cereja do bolo”, contou. Lani também destacou que o documentário estará disponível gratuitamente no YouTube e que locais interessados em exibi-lo presencialmente podem entrar em contato com a produção. “A gente fez questão de deixar isso acessível. A linguagem do jovem hoje é a internet, é o celular. Não teria sentido restringir”, afirmou.

A obra ainda deve ser exibida em outros locais de Taubaté e também em outras cidades da região.

Dimas de Oliveira e Lani Goeldi apresentam o documentário ao público – Foto: Kaic Boccalari/Quiririm News

Sair da versão mobile