Featured Video Play Icon

Neste domingo (3), no Distrito de Quiririm, em Taubaté, onde acontece há mais de vinte anos a tradicional Festa Italiana, foi realizado o Desfile da Imigração Italiana de Quiririm.

A iniciativa surgiu há 26 anos visando angariar fundos para a festa e homenagear os 100 anos da imigração italiana na região, e deu tão certo que se tornou a parte um momento célebre, imprescindível ao evento. E neste ano, o tema do desfile, que acontece na Rua Washington Luiz, uma das principais do Distrito, é o reconhecimento da genialidade do inventor e artista italiano Leonardo Da Vinci.



 

Para a moradora Maria Benedita Ângelo, que reside há mais de 60 anos no local, e desfila a quatro, homenagear a cultura italiana no Vale do Paraíba é a realização de um sonho. “Participar do desfile me faz sentir uma vencedora em meio a esta colônia que me amparou e me tornou o que sou hoje”, garantiu Maria.

Durante a concentração para o desfile, os visitantes puderam acompanhar uma apresentação cultural de rua.

Diversos blocos compuseram o desfile, desde o bloco da comissão de frente, até os blocos da corte real de Quiririm e das homenagens a Da Vinci e a imigração. Nesse cenário, os grupos folclóricos, as famílias, as cores verde e vermelho, a tradição e até mesmo uma representação viva do quadro da Monalisa, o mais famoso do pintor, formaram uma linda homenagem, que contou os passos da vida e obra de Leonardo Da Vinci, escolhido como tema por ser personalidade ícone, representando a Itália com seus trabalhos e invenções.

teste

Rainha e Princesas de 2015 – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

A Itália no Vale do Paraíba  

Em 2015 o desfile da colônia de Quiririm teve como tema Leonardo Da Vinci, mas sem deixar de lado a cultura italiana. Na apresentação, diversos carros alegóricos foram exibidos com o tema, mas sendo puxados por tratores, remetendo ao cultivo de arroz trazido pelos imigrantes italianos para a região de Taubaté. 

Centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Outra das comemorações que fizeram parte do Desfile neste ano é celebração dos 100 anos da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Praça Antônio Naldi, 6, em Quiririm.

O músico e fiel Luiz Antônio Nunes participou do desfile acompanhando o andor de Nossa Senhora e afirmou que toda a comunidade se sentiu muito feliz com o convite. “Para nós essa conquista é uma vitória. É uma honra poder desfilar e representar todos os anos de atividade dessa igreja”, disse Nunes.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *