Ícone do site Quiririm News

Leonardo Da Vinci é personalidade tema do desfile da 26ª Festa Italiana de Quiririm

Desfile da Imigração Italiana de Quiririm homenageia Leonardo da Vinci

Neste domingo (3), no Distrito de Quiririm, em Taubaté, onde acontece há mais de vinte anos a tradicional Festa Italiana, foi realizado o Desfile da Imigração Italiana de Quiririm.

A iniciativa surgiu há 26 anos visando angariar fundos para a festa e homenagear os 100 anos da imigração italiana na região, e deu tão certo que se tornou a parte um momento célebre, imprescindível ao evento. E neste ano, o tema do desfile, que acontece na Rua Washington Luiz, uma das principais do Distrito, é o reconhecimento da genialidade do inventor e artista italiano Leonardo Da Vinci.



 

Para a moradora Maria Benedita Ângelo, que reside há mais de 60 anos no local, e desfila a quatro, homenagear a cultura italiana no Vale do Paraíba é a realização de um sonho. “Participar do desfile me faz sentir uma vencedora em meio a esta colônia que me amparou e me tornou o que sou hoje”, garantiu Maria.

Durante a concentração para o desfile, os visitantes puderam acompanhar uma apresentação cultural de rua.

Diversos blocos compuseram o desfile, desde o bloco da comissão de frente, até os blocos da corte real de Quiririm e das homenagens a Da Vinci e a imigração. Nesse cenário, os grupos folclóricos, as famílias, as cores verde e vermelho, a tradição e até mesmo uma representação viva do quadro da Monalisa, o mais famoso do pintor, formaram uma linda homenagem, que contou os passos da vida e obra de Leonardo Da Vinci, escolhido como tema por ser personalidade ícone, representando a Itália com seus trabalhos e invenções.

Rainha e Princesas de 2015 – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

A Itália no Vale do Paraíba  

Em 2015 o desfile da colônia de Quiririm teve como tema Leonardo Da Vinci, mas sem deixar de lado a cultura italiana. Na apresentação, diversos carros alegóricos foram exibidos com o tema, mas sendo puxados por tratores, remetendo ao cultivo de arroz trazido pelos imigrantes italianos para a região de Taubaté. 

Centenário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Outra das comemorações que fizeram parte do Desfile neste ano é celebração dos 100 anos da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Praça Antônio Naldi, 6, em Quiririm.

O músico e fiel Luiz Antônio Nunes participou do desfile acompanhando o andor de Nossa Senhora e afirmou que toda a comunidade se sentiu muito feliz com o convite. “Para nós essa conquista é uma vitória. É uma honra poder desfilar e representar todos os anos de atividade dessa igreja”, disse Nunes.

 

Sair da versão mobile