Ícone do site Quiririm News

Monumento ao Imigrante começa a ser restaurado após mudança de local no Quiririm

Teve início nesta quarta-feira, 23 de abril, a restauração do Monumento ao Imigrante, agora localizado no Mirante Belvedere Sr. Joanin e Dona Valentina, na Praça Antônio Naldi, no Distrito de Quiririm, em Taubaté-SP. A intervenção está sendo realizada pela artista Margarida Fournier, após a transferência da escultura de seu antigo local, no centro de um parque infantil, para o novo espaço, no mirante.

A mudança do monumento foi iniciada no dia 2 de abril, a pedido da Società Trenta di Aprile, e executada pela Prefeitura de Taubaté, com aprovação da Secretaria de Planejamento e do Conselho de Patrimônio do Município. A obra foi criada em 1977 pelo escultor José Demétrio da Silva e representa uma família de imigrantes italianos observando sua plantação na várzea de Quiririm.

Durante o início dos trabalhos, Margarida Fournier destacou a relevância de ações de restauração como esta:

“Olha, primeiramente a gente tem que falar de quem fez, a gente precisa manter esse respeito, essa moral do artista que construiu, enaltecer a memória dele, respeitar esse legado, respeitar a memória dele e o legado que ele deixou. E segundo lugar, a importância, porque é um bem público, ele precisa estar na sua totalidade para que as pessoas possam usufruir daquilo que foi deixado para elas, e se ele tiver todo detonado, destruído, a gente vê que passa aquela sensação de desleixo com relação inclusive à questão da moral do artista. De devolver para ele esse reconhecimento da cidade para os artistas que deixaram esse legado para nós.”

O monumento já havia passado por restauração em 2023, também a Società Trenta di Aprile, mas sofreu desgaste devido à exposição ao tempo e interação de crianças no local. A nova intervenção busca garantir sua preservação e valorização como patrimônio histórico e cultural de Quiririm.

Sair da versão mobile