Moradores de Quiririm suspeitam que gatos estejam sendo envenenados na Rua Cel. Esdras E. de Oliveira. Um gato foi encontrado morto no telhado de uma residência no último domingo 2 de abril e outros cinco gatos estão desaparecidos.
“Eu alimentava seis gatinhos (de rua) no telhado, durante cinco anos. Fazem uns 15 dias que eu me mudei e vimos uma gatinha morta no telhado na casa abaixo de onde eu morava. Percebemos também que os outros gatinhos desapareceram, não andam mais pelos telhados como faziam sempre. Suspeitamos de envenenamento, inclusive, vou até fazer um boletim de ocorrência”, conta Rosangela Scutti, moradora de Quiririm.
Mesmo mudando de casa, a moradora mantém um terreno na rua citada e pretendia continuar alimentando os gatos, “Eu disse para todos os vizinhos que eu ia alimentá-los no terreno, mas não deu tempo. Por eles serem do telhado, é difícil o acesso para pegá-los, eu ia continuar os alimentando no terreno, para tentar pegá-los, mas não deu tempo, fica uma sensação de muita pena por eles não terem moradias e tutores”, desabafa Scutti.
O gato supostamente morto por envenenamento, que foi encontrado no telhado, foi retirado e enterrado pelos vizinhos no domingo (2).
“Eu e a vizinha enterramos. Os outros gatos todos sumiram, eu acredito que estejam mortos, mas não posso confirmar, não achamos os corpos, mas eu não vi mais”, disse Marlene Riguete, também moradora de Quiririm.
Marlene comentou ainda sobre o sentimento de encontrar o animal morto, “Eu via sempre ela (Rosangela) cuidar, fiquei tão triste no domingo, eu via ela chamando todo dia e eles vindo para comer a raçãozinha. Que dó!”.
Maltratar animais é crime e a pena vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão em casos extremos. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda.
Denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 da Polícia Militar.