Moradores de algumas ruas do Distrito de Quiririm, ficaram diversas horas sem energia entre quinta (24) e sexta-feira (25). A energia foi desligada após a chuva torrencial que caiu por volta de meio dia.
De acordo com moradores, isso acontece com frequência, bastando apenas alguns ventos e pouca chuva, para ocorrer queda de energia. Dheminho Canavezi mora na Avenida Washington Luís e conta que a empresa de energia demorou cerca de 18 horas para resolver o problema. “É angustiante a espera, pois a resolução é muito rápida e simples. Hoje o caminhão da EDP chegou e religou em menos de 30 segundos. Não é a primeira vez, sempre que venta ou chove ficamos sem energia. A maioria das vezez por um período curto, 2 horas. Assim por mais de 18 horas, foi a terceira vez esse ano”, conta Canavezi.
Outra moradora da mesma rua, Karina Montesi, conta que já teve prejuízo em sua casa com a queda de energia. “Minha máquina de lavar roupa queimou, é que eu tenho seguro e eu apresentei a nota para o meu seguro e o seguro me deu outra. Eu relatei que foi queda de energia, foram várias vezes a energia indo e voltando, indo e voltando e eu não sei se o seguro chegou a ir atrás da EDP”, conta Karina.
Moradores de outras regiões do Distrito, como a Avenida dos Imigrantes, e de bairros adjacentes, como a Granja Bela Vista, também relataram em grupos de redes sociais problemas com demora na retomada do fornecimento energético.
Posicionamento EDP
A EDP informou em nota que, em virtude das chuvas acompanhadas de fortes ventos que atingiram o Vale do Paraíba e Litoral Norte desde ontem à noite, reforçou as equipes em toda a região e mobilizou cerca de 800 profissionais para o atendimento das ocorrências relacionadas às redes elétricas.
De acordo com a empresa, este evento climático elevou em 12 vezes o nível de criticidade da operação do sistema elétrico local da EDP no Vale do Paraíba comparado a um dia normal. Os principais reparos envolvem a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade.
A EDP ainda destaca que, em situações com grande volume de ocorrências como esta, atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Parte dos trabalhos é realizada em parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
Site: www.edp.com.br
Aplicativo EDP Online
WhatsApp (11) 93465-2888
Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123