Moradores do Distrito de Quiririm, em Taubaté, têm reclamado da fiação solta e baixa em diversas calçadas e ruas da colônia italiana. De acordo com os moradores, além de prejudicar a circulação de pedestres e veículos, os cabos que em alguns casos estão na altura da passagem de pedestres, representam riscos de acidentes e comprometem a segurança da população. Dentre algumas ruas que a fiação se encontra nessa situação, se destacam a Rua Cel. Marcondes de Mattos, a Avenida Washington Luiz, a Rua Cel. Esdras E. de Oliveira, a Rua Dr. Luis André Gadioli e a Avenida dos Imigrantes.
Um dos moradores que reclama sobre essa situação, o João Fábio Pinto, afirma que a situação já se arrasta há semanas e pede providências. “Isso aí foi de um trabalho de internet que fizeram aqui e deixaram os cabos na rua. Alguns ainda estão pendurados no telhado e a gente tem medo de pegar, pois não sabemos que tipo de fio que é”, relata Fábio.
Outra moradora, Telma Magalhães, diz se preocupar também com a segurança de quem passa na rua. “É uma preocupação também com as crianças e adolescentes que muitas vezes brincam com os fios e a gente não sabe até onde isso é um perigo para eles”, afirma Telma.
Em Taubaté existe a Lei Nº 5.720, de 2022, que afirma que os responsáveis pelos postes localizados em logradouros públicos na cidade e todos aqueles que operem com cabeamento aéreo ficam obrigados a alinhar ou retirar fios, cabos e demais equipamentos fixados nos postes, sempre que tenham perdido sua utilidade.
De acordo com a Prefeitura de Taubaté, é de responsabilidade da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município, a fiscalização, a notificação e a aplicação de punições às empresas de telecomunicação que mantêm a fiação nos postes.
Procurada pelo Quiririm News, a EDP informou que notificou as empresas responsáveis pelos fios e, por segurança, e removerá os cabos que ofereçam risco nesta quinta-feira (11).
Confira a nota na íntegra:
A EDP informa que notificou as empresas de telecomunicação (internet e telefonia) responsáveis que atuam na região para realizar as devidas adequações de seus cabeamentos o quanto antes. Porém, por questão de segurança, a concessionária encaminhará equipe técnica amanhã (11), nos locais mencionados, para a remoção dos cabos que ofereçam risco ou estejam rompidos.
Compartilhamento de infraestrutura
O compartilhamento dos postes de energia elétrica pelas empresas de telecomunicações/internet é disciplinado por uma resolução conjunta da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), com o objetivo de redução dos custos aos usuários dos serviços.
A EDP atua de forma contínua, conforme as regras,
notificando as empresas de telecomunicações/internet que compartilham os postes de sua área de concessão, com objetivo de melhorar/regularizar as condições da rede de telefonia, bem como para a retirada de cabos rompidos, minimizando o impacto das fiações e restabelecendo a ordenação da rede de telecomunicações/internet e garantindo a segurança da população.
As intervenções nos cabos de serviços de telecomunicações devem ser realizadas pelas empresas proprietárias dos referidos cabos, tendo em vista o risco de interrupção na prestação dos serviços de internet e telefonia, que são essenciais para a sociedade em geral e, em especial, para hospitais, escolas, segurança pública, órgãos públicos, entre outros. Porém, a EDP atua na retirada dos cabeamentos que oferecem risco à segurança da população e estão em caráter irregular, sempre que identificado pelas equipes.
Na cidade de Taubaté, a EDP atua com equipe dedicada neste tipo de serviço e também em parceria com a Prefeitura Municipal, identificando pontos críticos com cabeamentos excedentes e clandestinos, com foco a garantir a segurança e reduzir a poluição visual.
Confira abaixo algumas imagens de como se encontra a fiação pelas ruas de Quiririm:

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário