Foto: Divulgação

No sábado, dia 02, o Hospital Universitário de Taubaté ofereceu atendimento e orientação sobre o Câncer de Pele. A ação integra a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia, chamada ‘Dezembro Laranja’.

Em sua 20ª edição, o mutirão atraiu 452 pessoas, que puderam ser atendidas pela equipe de dermatologistas do HU. Destes, 87 foram encaminhados para acompanhamento, o que significa um aumento de 22% em relação ao ano de 2016, em que foram registrados 71 casos suspeitos.



 

O atendimento foi aprovado pelos pacientes. “O atendimento foi muito bom e rápido. Acredito que a ação de realização do mutirão é imprescindível para a saúde da nossa pele. Eu já tive câncer de pele, então para mim foi um momento de fazer a prevenção e ficar mais tranquila”, pontuou a professora Fátima Cassiano, que participou pela primeira do mutirão. Já o aposentado Joaquim Pinto, de 70 anos, da cidade de Tremembé, participa de todas as edições do evento e todo ano traz familiares e amigos para participarem junto com ele. “Essa ação é uma beleza, sempre trago alguém quando venho. Se o mutirão acontecesse mais vezes, ninguém mais teria doenças da pele”, opinou.

Na ocasião, foram realizados exames completos da pele, além de orientação sobre a prevenção e detecção precoce da doença. A principal dica é a do uso rotineiro do protetor solar a partir FPS 30, acessórios (chapéus, bonés, camisetas) e evitar o contato direto com o sol, das 10h às 16h.

A médica do Serviço de Dermatologia do HU e Coordenadora local da Campanha, Dra. Flávia Ferreira, destacou a importância da ação. “Este evento facilita o acesso da população ao dermatologista. Com uma grande estrutura, mobilizamos vários profissionais, o que possibilitou o atendimento de um grande número de pessoas”, explicou.

Cerca de 30 profissionais se mobilizaram para a ação, entre médicos, acadêmicos, voluntários, equipes de atendimento e segurança.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *