Subestação de distribuição de energia Mantiqueira - Foto: Quiririm News

Nesta quarta-feira (13) a EDP, distribuidora de energia elétrica,  inaugurou a Estação de Transformação de Distribuição de Energia (ETD) Mantiqueira, situada no bairro Independência, em Taubaté.

O investimento foi de R$13 milhões e, segundo autoridades da empresa, a subestação beneficiará a população da cidade com melhoria na qualidade do fornecimento de eletricidade e ampliará a capacidade do sistema energético. Tendo em vista que a Estação fica próxima à região de Quiririm, pode-se frisar que a recorrente queda de energia, principalmente em dias de chuva, irá diminuir significamente.



 

“Essa subestação contribui bastante para a diminuição dessas interrupções (de energia) porque além dos 13 milhões que nós investimos aqui, nós reconfiguramos todo o sistema de Taubaté para redistribuir as cargas, ou seja, hoje é possível isolar mais quando tem uma interrupção, ou uma descarga atmosférica, uma árvore na rede” explica Marney Antunes, diretor geral da EDP.

Ainda segundo Antunes, tanto a rede recém inaugurada quanto as reconfiguradas são compostas por spacer cable, um tipo de cabo de última geração de tecnologia que propicia maior proteção, minimizando o impacto de agentes externos, como vegetação, um dos principais ofensores da qualidade do fornecimento de energia em dias de fortes chuvas e ventos.

Todas as operações da Estação serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação Integrado (COI), localizado na sede da EDP, em Mogi das Cruzes.

No evento, ainda, esteve presente o Prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior, que contou sobre um projeto de lei, que está em andamento, que visa trocar 26 mil lâmpadas da cidade por lâmpadas de LED futuramente.

 

 

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *