Foto: Reprodução/Vatican News

O líder máximo da Igreja Católica, Papa Francisco, faleceu nesta manhã de segunda-feira, 21 de abril, às 7h35, aos 88 anos, no Vaticano. O anúncio foi feito da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, por Sua Eminêcia, o cardeal Kevin Joseph Farrell, com as seguintes palavras:

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”

A nota foi publicada no “Vatican News” que é o portal de informação da Santa Sé.

Primeiro papa latino-americano e jesuíta da história, o Argentino de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio assumiu o pontificado em 2013 e permaneceu à frente da Igreja Católica por 12 anos, marcando seu papado por uma abordagem pastoral de acolhimento e proximidade com os fiéis. Entre as milhões de pessoas impactadas por sua missão, moradores do Distrito de Quiririm, em Taubaté-SP, guardam lembranças especiais de contato direto com o pontífice.

Carta do Vaticano para família de Quiririm

Em 2016, o casal José Indiani (em memória) e Nely Alvarenga (em memória)  enviou ao Vaticano um livro sobre a história dos imigrantes italianos em Quiririm. A obra, escrita por José Indiani e intitulada “Os Italianos em Quiririm e Minhas Memórias”, foi entregue ao Papa pelo brasileiro, Padre Valter.

Cerca de um ano depois, a família Indiani recebeu uma correspondência oficial do Vaticano, assinada pelo Monsenhor Paolo Borgia, em nome do Papa Francisco. O documento trazia uma mensagem de agradecimento e felicitações pelo livro, além de uma bênção especial à família.

“Foi Dom Antônio, Bispo de Taubaté, que incentivou meu pai a enviar o livro ao Papa. Ele se perguntava se receberia alguma resposta e, quando a carta chegou, foi uma alegria imensa. Meu pai ficou emocionado e muito orgulhoso, sempre mostrava essa carta aos amigos”, relembra Fátima Indiani, filha do autor.

Na correspondência, o Vaticano afirmava que o presente “chegou ao destino desejado” e destacava que o Papa desejava “felicidades” à família Indiani, além de invocar “a abundância das graças divinas” sobre eles.

Casal Nely Alvarenga e José Indiani (em memória) com a carta e a foto recebidas do Papa Francisco em entrevista ao Quiririm News


Bênção especial ao casamento

No ano seguinte, em 2017, outro casal de Quiririm teve a oportunidade de estar diante do Papa Francisco. Em lua de mel pela Itália, os recém-casados Pedro Simão e Caroline Abranches participaram de uma audiência na Praça de São Pedro, no Vaticano, e receberam uma das mais importantes bênçãos para os católicos: a bênção ao casamento, concedida pessoalmente pelo pontífice.

O casal, que obteve um convite oficial do Vaticano, teve a chance de cumprimentar e trocar algumas palavras com o Papa Francisco.

“Só de estar perto do Papa Francisco já se sente uma paz inexplicável! Ele transmite muita luz, e para nós, que somos católicos, isso foi a melhor coisa que poderia nos acontecer. Quando ele chegou, a primeira coisa que pensei foi beijar as mãos dele, e a sensação foi indescritível! Me senti realmente abençoada por estar ali naquele momento”, relatou Caroline, na época, ao Quiririm News.

Pedro Simão também relembrou a emoção do encontro: “Nós dois somos muito católicos, e termos essa oportunidade foi algo inacreditável. Lembro da euforia ao perceber que íamos realmente encontrar o Papa, apertar sua mão e trocar, mesmo que poucas palavras, um momento com ele. Foi uma felicidade imensa”, contou.

Registro do momento em que os recém casados, Pedro Simão e Caroline Abranches se encontraram com o Papa Francisco – Foto: Acervo pessoal


Bênção apostólica à Paróquia de Quiririm

Mais recentemente, em 2024, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Quiririm, recebeu uma bênção apostólica do Papa Francisco em comemoração aos seus 110 anos de fundação.

A resposta oficial do Vaticano veio após o pároco da época, Pe. Júlio César de Mello Almo, enviar uma carta ao pontífice informando sobre a data especial. O documento, recebido pela secretaria paroquial, continha palavras de incentivo à comunidade católica do distrito.

“Vemos pelo texto que há muito do próprio modo de falar do Papa, o que mostra que ele teve contato com nossa mensagem. Um sucessor de Pedro abençoando nossa paróquia nos fortalece e nos anima na missão”, destacou o pároco à época.

O legado de Francisco

Ao longo de seu pontificado, Francisco se destacou pela defesa de causas como a inclusão social, a preservação do meio ambiente e a necessidade de uma Igreja mais acolhedora. Sua postura próxima dos fiéis e sua simplicidade fizeram dele uma das figuras mais carismáticas da Igreja Católica nos últimos tempos.

Enquanto isso, em Quiririm, as lembranças do Papa Francisco permanecem vivas na memória daqueles que tiveram um momento especial com o pontífice e na fé daqueles que acompanharam sua trajetória com devoção e esperança.

Pároco de Quiririm

O Pároco de Quiririm, Pe. Valdir Custódio, se pronunciou sobre a morte do Papa Francisco em uma mensagem ao Quiririm News:

”O Brasil e o mundo acordou triste hoje com a morte do nosso querido Papa Francisco. Ele deixou um legado de humildade e acolhimento. Sempre lutando para a restauração da paz no mundo e também, alertando sempre para com o cuidado do planeta. Em suma, vejo que vai deixar esse legado enorme principalmente para uma igreja mais próxima das pessoas”, disse o padre.

Últimos dias
Francisco ficou internado por cerca de 40 dias com um quadro de bronquite. A primeira hospitalização foi no início do mês de fevereiro. À época o Vaticano informou que o Papa estava com uma infecção polimicrobiana, causada por um ou mais microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos.

A última aparição do Papa Francisco aconteceu neste domingo (20), quando do balcão central da Basílica Vaticana, acenou para os milhares de fiéis católicos na Praça de São Pedro, desejando Feliz Páscoa.

Até o fim dessa reportagem o Vaticano não informou detalhes sobre o funeral do Papa Francisco. A Igreja Católica deve se reunir nas próximas semanas para decidir quem será o novo papa.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

2 comentários para “Papa Francisco morre aos 88 anos; moradores de Quiririm relembram bênçãos e encontros com o pontífice”

  1. Maria Rosa Pistili

    Parabéns ao Quiririmnews pela belíssima reportagem sobre o falecimento do Papa Francisco

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *