A Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebra na manhã deste sábado, 2 de novembro, o dia de finados, que lembra a memória dos fiéis defuntos. Neste dia, os católicos visitam cemitérios, oferecem flores e rezam diante dos sepulcros de seus entes queridos que já morreram.
A palavra Finado vem do latim “finātus” e significa ‘aquilo que acabou’, ‘o que chegou ao fim’, ‘o que já terminou’. Na tradição cristã, diz respeito ao momento em que a vida terrena chega ao fim e dá-se início à vida plena, na Ressurreição.
Para celebrar essa memória, será realizada uma missa às 8h no cemitério São José de Quiririm, que fica na Avenida Francisco Alves Monteiro, Cecap – Taubaté.
Sobre o dia de finados
Para o pároco de Quiririm, a celebração dos fiéis defuntos é uma solenidade que tem um valor profundamente teológico, porque chama a atenção para todo o mistério da existência humana, desde suas origens até o seu fim, e para além também.
“O Dia dos Finados não é dia de tristeza nem lamúrias, como é para aqueles que não tem fé, mas é dia de saudosa recordação, confortada pela fé, que nos garante que nosso relacionamento com as almas dos finados não está interrompido pela morte, mas é sempre vivo e atuante pela oração de sufrágio”, conta o padre.
Ele ainda disse sobre a importância de se lembrar das pessoas que já morreram. “Ao rezarmos por nossos entes queridos, renovemos nossa fé em Cristo, que é a nossa ressurreição e nossa vida. Que o Senhor console os corações enlutados, dando-lhes a certeza de que os que partiram estão nas mãos de Deus, e que, um dia, nos reencontraremos todos na glória eterna, onde “Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos, e a morte já não existirá” (Ap 21,4). Que essa esperança seja a nossa força e a nossa luz neste Dia de Finados. Que as almas dos fiéis defuntos, pela misericórdia divina, descansem em paz! Amém!”, finalizou o pároco.