A Polícia Militar do Estado de São Paulo está com concurso público aberto para 2.200 vagas de soldado PM 2ª Classe. A remuneração básica inicial é de R$ 5.055,53.
De acordo com a PM, para participar, o candidato deve ter nível médio completo, idade entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, possuir altura mínima de 1,55 m (mulheres) e 1,60 m (homens) e ser habilitado para condução de veículos nas categorias “B” a “E”. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, até 23 de outubro, com taxa de R$ 85. O edital completo está disponível no portal da fundação, clique aqui.
Etapas do concurso
A Polícia Militar informou que o processo seletivo contará com seis fases. A primeira será o Exame de Conhecimentos, dividido em Prova Objetiva (60 questões de múltipla escolha) e Prova Dissertativa (redação). Os conteúdos cobrados incluem Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Informática e Noções de Administração Pública.
A aplicação da prova está prevista para 30 de novembro, no período da tarde, em 51 cidades brasileiras, incluindo todas as regiões do estado de São Paulo, além de capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus. Serão convocados para a etapa seguinte os 16 mil candidatos com melhor desempenho.
Demais fases
As etapas posteriores incluem:
• Exames de Aptidão Física, com testes como barra fixa, corrida e abdominal;
• Exames de Saúde (médicos, odontológicos e toxicológicos);
• Exames Psicológicos, para avaliação de perfil;
• Avaliação de Conduta Social, Reputação e Idoneidade, analisando vida pregressa e atual;
• Análise de Documentos, para comprovação dos requisitos exigidos.