Ícone do site Quiririm News

Polícia Militar inaugura oficialmente o projeto “Vizinhança Solidária” no Quiririm

A Polícia Militar representada pelo Capitão PM Souza, inaugurou oficialmente na tarde desse sábado (21), o projeto Vizinhança Solidária em Quiririm.

Moradores estiveram na reunião de inauguração que aconteceu no Salão Paroquial na praça Antônio Naldi, onde puderam adquirir suas placas indicativas de participação no projeto e participaram de um café com o capitão.



 

“O programa Vizinhança Solidária” vem crescendo a cada dia, não só em Taubaté, mas em todo o Estado de São Paulo. Vem se mostrando eficaz na questão da prevenção de crimes, sobretudo em crimes patrimoniais. Hoje nós temos um grupo grande de moradores que aderiram ao programa e que passaram por uma instrução”, conta o Capitão Souza, da Polícia Militar.

O projeto utiliza-se de um aplicativo de mensagens pelo telefone celular, para,  por meio da prevenção primária, melhorar a segurança pública local, incentivando a vizinhança a adotar medidas capazes de prevenir delitos e colaborar com o policiamento.

O grupo criado no aplicativo “Whatsapp” conta com a participação de representantes da Polícia Militar para discutir ações de segurança.

Capitão PM Souza – Durante implantação do projeto Vizinhança Solidária – Foto: Quiririm News

.
“A proposta do Vizinhança Solidária é fazer diferente, ser diferente para experimentar resultados diferentes. Trabalhar essa integração e parceria entre comunidade e polícia, investindo na prevenção primária do crime, de modo que a gente possa fazer frente aos problemas de segurança pública não só em Quiririm, mas na cidade toda”, explica o Capitão.

O “Vizinhança Solidária” no Quiririm já inicia com cerca de 200 moradores ativos no grupo do ‘WhatsApp‘ que vão ajudar a  Polícia contra o crime, mas esse número pode ser ainda maior.

“Nossa próxima reunião aqui no Quiririm será no dia 25 de setembro, às 19h na escola Deputado Cesar Costa, onde os moradores que ainda não estão participando, tem mais uma última chance de ingressar nesse grupo que está se formando hoje e construir de fato uma corrente do bem”, explica Souza que ressalta, “Nós temos experimentado resultados extremamente positivos, não só na diminuição do crime onde ele é implantado, mas sobretudo na sensação de segurança que é percebida pela comunidade e atingida pelo programa”.

Ainda de acordo com o Capitão, 41 bairros de Taubaté já possuem o projeto “Vizinhança Solidária” ativos e 94% das pessoas de bairros que participam sentiram melhora na sensação de segurança e perceberam diminuição no número de crimes. Além da interação pela internet, placas de identificação do projeto foram espalhadas por seis pontos estratégicos de Quiririm.

Leia também:

Placas do projeto “Vizinhança Solidária” são instaladas no Quiririm

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Sair da versão mobile