O mato alto e o lixo encontrados em calçadas, vielas e pontos de ônibus de Quiririm, tem incomodado moradores e usuários do transporte público. Diversas localidades do Distrito necessitam de manutenção e limpeza. A situação vem se agravando devido as chuvas de verão, que ocorrem em janeiro e que favorecem o crescimento do mato.
O problema afeta diretamente a passagem de pedestres, já que em muitas calçadas não é possível caminhar. A visibilidade dos motoristas e a sensação de segurança do morador do Distrito também é afetada, pois em alguns casos são encontradas touceiras com mais de um metro de altura, como na Av. Pe. Hugo Bertonazzi e nas vielas entre as ruas Líbero Valério, Virginia Turci Zanin e Aléssio Ponzoni.
Touceiras com mais de um metro de altura na Av. Pe. Hugo Bertonazzi – Foto: Quiririm News
Pontos de ônibus:
Nos pontos de ônibus da Av. Esdras E. de Oliveira e nas Ruas João Botossi e Wladmiri do Prado, o mato também ocupa a calçada quase em sua totalidade, o que favorece a outro problema, o descarte irregular de lixo por parte da população e dificultando a passagem do pedestre, fazendo alguns utilizarem a rua para caminharem.
Na Rua Luis André Gadioli, próximo a creche municipal, o mato cresceu tanto, que o canteiro central desapareceu. Moradores reclamam também da falta de poda das árvores, que, com o tamanho atingido, obstruem a iluminação pública e deixam o local as escuras.
Equipamentos públicos municipais também sofrem com o mesmo problema, a ciclovia na Av. Pe. Hugo Bertonazzi se encontra com touceiras no meio da ciclovia. O velório municipal e o Palco de Eventos também enfrentam problemas devido a falta de manutenção.
O que diz a Prefeitura:
Procurada, a Prefeitura de Taubaté informou, através de sua assessoria de imprensa, que Quiririm e bairros vizinhos como Cecap, Santa Tereza e Novo Horizonte estão recebendo uma operação intensiva de combate a dengue, e que envolve além da visita de agentes de combate a dengue nas residências, ações da Secretaria de Serviços Públicos voltadas para a limpeza das vias e o corte do mato alto, entretanto, não foi informada uma data exata de início da limpeza no Quiririm.