A Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social (Sedis) de Taubaté, registrou uma redução de 43% no número de pessoas em situação de rua no município em 2025. De acordo com dados oficiais, em janeiro do ano passado haviam 433 pessoas em condição de grande precariedade e vulnerabilidade social ocupando ruas e semáforos da cidade. Em novembro, esse número caiu para 245.
Segundo a Prefeitura, o “Programa Rumo” é responsável pelas estratégias voltadas à saída gradativa das ruas, à reconstrução de vínculos familiares rompidos ou fragilizados e ao incentivo ao acolhimento temporário, que teriam colaborado para a redução dos números. A proposta é oferecer proteção, auxílio e atendimento especializado, com foco na superação da condição de rua e no resgate da dignidade das pessoas atendidas.
Ainda de acordo com a administração municipal, diariamente, cerca de 30 pessoas são abordadas pela equipe do Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), responsável pelo encaminhamento aos serviços disponíveis na rede municipal. O atendimento funciona de forma ininterrupta, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Em junho de 2025, a Prefeitura inaugurou o “Abrigo Papa Francisco”, segunda unidade de acolhimento do município. De acordo com a Sedis, a abertura do espaço representou uma redução de 90% na demanda reprimida por atendimento. Após o acolhimento na unidade, sete pessoas ingressaram no mercado de trabalho e 44 superaram a situação de rua.
Outros equipamentos também registraram atendimentos ao longo do ano. No “Pop Rua I”, foram realizados em média 400 atendimentos mensais, com 28 superações da situação de rua, quatro transferências para Instituições de Longa Permanência (ILPI) e dois recâmbios para outros estados. Já o “Pop Rua II” contabilizou uma média de 1.844 atendimentos por mês.
A população pode acionar o serviço de abordagem social pelo WhatsApp (12) 99777-9767 ao identificar pessoas em situação de rua, para que a equipe especializada realize o atendimento e os devidos encaminhamentos.
