Imagem Ilustrativa

O Prefeito de Taubaté Ortiz Junior, voltou atrás nessa terça-feira 28 de julho, e adiou a decisão do início da Fase Amarela do Plano SP na cidade, que libera o funcionamento de bares, restaurantes e academias e que estava previsto para iniciar na próxima quarta-feira, dia 29 de julho, de acordo com o decreto municipal 14775/2020.

De acordo com a prefeitura de Taubaté, a mudança de decisão acontece devido ao aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI dos últimos dias, acima de 60%, que é o valor permitido pelo Plano SP para o avanço.



 

A prefeitura informou ainda que na sexta-feira (24/07), ou seja , quatro dias atrás, quando o decreto foi editado, a taxa de ocupação de UTI do município estava em 57,1%. No domingo (26) este número foi para 68,5%, na segunda-feira (27) chegou na máxima de 77,1% e hoje (28) está em 74,2%.

“Frente a estes números e a orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Taubaté decide adiar o avanço para a fase amarela, permanecendo na fase laranja, conforme os protocolos já divulgados”, informou por nota a prefeitura.

O número de resultados positivos também teve um aumento considerado. Somente nesta terça-feira são 166 casos novos, chegando a 1.642 casos positivos na cidade. Nesta terça-feira 28 de junho, 114 pessoas estão internadas com suspeitas ou já confirmadas para o novo coronavírus. O total de pacientes recuperados é de 1208.

Prefeitos do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte) se reuniram com o Governo do Estado no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo nessa terça-feira e em nota oficial o CODIVAP informa que “permanece a região na Fase Laranja segundo a classificação do Governo do Estado e que é de competência de cada prefeito(a) de cada município a decisão do avanço ou não. Permanecendo a região na fase 2 – laranja, seguindo a classificação do Estado de São Paulo”.

Taubaté aguarda agora o avanço do Plano SP e/ou a melhoria nos índices de leitos e casos positivos na cidade para avaliar uma nova possibilidade da fase amarela no município.

A Prefeitura de Taubaté disse ainda que tem muito interesse em retomar a economia, mas que precisa fazer isso de forma consciente e que principalmente pensa na vida dos taubateanos.

Governo do Estado de São Paulo:

Em nota o governo do Estado informou ao Quiririm News que “A Secretaria de Desenvolvimento Regional, por intermédio do Secretário Marco Vinholi, dialoga com os prefeitos para o bom entendimento das ações de combate ao coronavírus. As prefeituras devem respeitar a determinação estadual. No entanto, os dados e o pedido dos municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté foram recebidos e serão analisados pelo Centro de Contingência do Coronavírus, sem prazo para uma resposta positiva ou negativa.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *