Prefeito Ortiz Junior durante abertura da 30ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm - Foto: Quiririm News

Teve início na noite dessa quinta-feira (25), a 30ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm. O evento que acontece até o dia 1º de maio, recebeu vereadores, o secretário de Turismo e Cultura de Taubaté, Márcio Carneiro, os organizadores da festa, e o prefeito Ortiz Junior para a abertura solene do evento.

Na oportunidade o prefeito de Taubaté exaltou a comunidade e parabenizou as famílias de Quiririm.



 

“A festa só é o que é há 30 anos pelo empenho da comunidade. A prefeitura só apoia, se não houvesse essa disponibilidade das pessoas se doarem pela organização da festa, ela não iria acontecer do jeito que acontece”, disse Ortiz Junior.

O prefeito ressaltou ainda que “Esse ano conseguimos fazer a festa finalmente com palco novo, inaugurado, a gente já havia feito a infraestrutura na rua do meio e agora a gente faz a festa com palco novo, com acústica melhor, vestiários melhores e banheiros descentes, onde a gente consegue receber melhor as pessoas”.

A Festa Italiana de Quiririm que teve início em 1989 para celebrar os 100 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Brasil, espera vender até o fim da festa aproximadamente 10 toneladas de massas aos visitantes.

Prefeito, comissão organizadora e autoridades – Foto: Quiririm News

“Essa é uma das festas de culinária, maiores do Brasil, a gente recebe aqui cerca de 400 mil pessoas ao longo da festa. Queria registrar também a contribuição durante todos esses anos do Dheminho (Canavezzi), da própria Preta (Valério), enfim, das pessoas todas que se dedicaram para que a gente pudesse estar esse ano nessa festa. Pessoas que marcaram época nessa festa e que deixaram um legado para que essa comissão de festa pudesse levar adiante o trabalho”, conclui Ortiz Junior.

O prefeito lembrou ainda do escritor e historiador de Quiririm, José Indiani, conhecido por todos como Sr. Zé I., que faleceu no final de 2017.

“Eu tinha um amor enorme por ele. Eu trabalhei no Museu da Imigração Italiana em 2005 e ele ia lá todos os dias me receber e contava a história das famílias e a importância da imigração. Realmente Seu Zé I. faz muita falta para mim e também para o Distrito, mas graças a Deus ele escreveu dois livros e deu uma contribuição importante para a preservação da história. Eu considero o Seu Zé I. uma pessoa de enorme valor. Registrou a história desse distrito e se não fosse ele talvez a história tivesse se perdido. Por isso hoje o museu leva o nome dele em forma de uma grande homenagem.

Após a abertura oficial da festa, no palco aconteceu o desfile que elegeu as rainhas e princesa de 2019 e a noite finalizou com show musical da banda Mistura Itália composta por músicos de Quiririm.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *