O carnaval de rua de Taubaté e também do Distrito de Quiririm está cancelado para o ano de 2022. A prefeitura de Taubaté, através da Secretaria de Cultura, divulgou em nota oficial, que realizou na última terça-feira, 16 de novembro, uma reunião com os presidentes de escolas de samba e blocos da cidade informando da decisão em decorrência da pandemia da Covid-19.
A proposta da prefeitura é que os próprios blocos e escolas de samba realizem os eventos de carnaval dentro de suas próprias sedes ou barracões, respeitando as regras sanitárias, e levando carnaval aos bairros.
A nota afirma ainda que a prefeitura de Taubaté dará o apoio necessário e legal para que as ações aconteçam e que todo o cronograma será previamente apresentado e aprovado pela secretaria de cultura, através do edital de chamamento que as entidades deverão se inscrever no início de 2022.
Blocos de Quiririm:
Em contato com os blocos de Quiririm, C. da Cobra, E.C. Quiririm e Pita, os organizadores informaram que tem a intensão de realizar o carnaval em sede própria, seguindo as novas regras estipuladas pela prefeitura, porém, ainda estão definindo o formato do evento e aguardam mais detalhes das diretrizes sanitárias para a realização da festividade.
Festival de Marchinhas:
O tradicional Festival de Marchinhas de Quiririm também está cancelado presencialmente, porém, a Secretaria de Cultura avalia se o realizará de forma online.
Covid-19:
De acordo com o último boletim epidemiológico da Covid-19, a cidade de Taubaté tem registrado desde o início da pandemia 54.234 casos positivos para a doença, sendo 52.952 casos de pessoas recuperadas e 848 óbitos confirmados.