A Prefeitura de Taubaté informou nesta quarta-feira, 2 de abril, que identificou um incidente de segurança digital ocorrido em agosto de 2024, que resultou no vazamento de dados públicos de diversas secretarias municipais. A invasão comprometeu servidores de arquivos da administração, atingindo informações das pastas da Saúde, Educação, Administração, Procuradoria Geral, Planejamento, Habitação, Fazenda e Governo.
Conforme previsto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a prefeitura informou ter comunicado o ocorrido à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), por meio do protocolo 00261.001204/2025-53. A administração também disse que sistemas contratados para a gestão de dados, como 1Doc, Etheriumtech e Softpark, não foram afetados pelo incidente.
Desde então, o município divulgou medidas que tem adotado para reforçar a segurança digital. Entre as ações implementadas estão a modernização da infraestrutura tecnológica, a restrição do uso de e-mails pessoais para acesso a sistemas internos, o controle mais rigoroso de usuários nos servidores e a implementação de um domínio exclusivo nos computadores da prefeitura.
Em março de 2025, foi publicado o decreto nº 16.039, que instituiu a Política de Segurança da Informação e Comunicação. O documento estabelece diretrizes e normas para a proteção, controle e monitoramento dos dados armazenados pela administração pública.
Outras melhorias estão em fase de implantação, incluindo a interligação dos prédios municipais em uma única rede e o reforço das camadas de segurança digital. A prefeitura também prevê a aquisição de um novo firewall e a realização de treinamentos em cibersegurança para capacitar os servidores a identificar riscos na internet.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário