Ícone do site Quiririm News

Primavera dos Museus traz atividades histórico educativas para Museus do Distrito de Quiririm

Acontece nesta semana, no Museu da Imigração Italiana, José Indiani, e no Museu da Agricultura, Professor Osny Guarnieri Filho, a 18ª Primavera dos Museus de Taubaté. De 24 a 29 de setembro, atividades culturais e lançamento de documentário ocorrem no espaço.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Taubaté, no dia 24, às 19h30 ocorre o lançamento de um episódio da segunda temporada da websérie documental “Revendo Taubaté”, que irá abordar sobre o Distrito de Quiririm. De 24 a 27 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, além dos dias 28 e 29 de setembro, das 11h às 16h, ocorrerão ações educativas que exploram a memória e o afeto através de receitas familiares compartilhadas pelo público em um caderno, disponibilizado no espaço do museu.

“Receitas Saborosas da Nonna” é um projeto que pretende registrar as receitas da comunidade de descendentes de italianos. A gestão responsável conta que é um caderno onde a coordenadora do Museu já registrou algumas receitas com sua memória afetiva. A atividade convida as “Nonnas” e seus descendentes para deixarem registradas suas receitas para que sejam eternizadas.

No museu da Agricultura, que fica no mesmo complexo arquitetônico do Museu da Imigração Italiana de Quiririm, também ocorrerá uma ação educativa na qual contará com um jardim sensorial com plantas. O objetivo é promover a acessibilidade e inclusão por meio do estímulo de cada sentido, além de proporcionar o contato com a natureza. Essa atividade ocorre no mesmo horário do caderno de receitas.

No dai 28 de setembro, às 14h ocorre uma visita guiada ao Museu da Imigração Italiana para o evento “Casato Soldi 50 anos”, que é um congresso brasileiro.

A Gestora da Área de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico, Tina Lopes, conta que a Primavera dos Museus acontece em todo Brasil e é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), onde eles nos dão o tema, que esse ano foi “Acessibilidade em Museus, como museu inclusivo”. A partir disso, cada Município faz sua programação de acordo com a tipologia de cada instituição. A importância é trazer o munícipe e o turista para pensar juntos com a equipe e prestigiar os equipamentos.

“Começamos a semana com a websérie documental “Revendo Taubaté” onde foram entrevistados alguns filhos ilustres do Distrito de paz, falando deste lugar, costumes, culinária e o orgulho de serem moradores. Valorizando ainda mais este pedacinho da Itália. Como o Distrito e o casarão onde abriga o Museu da Imigração Italiana, fizemos um canteiro com algumas ervas aromáticas para aguçar os sentidos”, conta Tina.

Além do museu do Distrito de Quiririm, outros museus, como a Pinacoteca Anderson Fabiano, Museu Histórico Prof. Paulo Camilher Florençano, Mistau e Museu Monteiro Lobato também contarão com atividades da Primavera dos Museus, que podem ser conferidas no site https://visite.museus.gov.br .

Sair da versão mobile