A “Eve Air Mobility”, empresa nascida dentro da Embraer e que irá fabricar os primeiros carros voadores do país, o eVTOL, anunciou no dia 21 de julho um avanço significativo na montagem de seu primeiro protótipo em escala real. Durante um evento no Reino Unido, a empresa revelou a aeronave que está sendo construída na instalação de teste da Embraer em Gavião Peixoto, no Estado de São Paulo.
“Nossa equipe global de engenheiros mostrou dedicação e experiência excepcionais para montar com sucesso nosso primeiro protótipo eVTOL em grande escala”, disse Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility. “Este é um marco significativo que ressalta nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. À medida que agora voltamos nossa atenção para a preparação de uma campanha de testes rigorosos, não estamos apenas criando uma aeronave, estamos construindo um ecossistema abrangente de soluções que moldarão o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada”, completou Johann.
Além do protótipo, a Eve também anunciou que concluiu a seleção dos principais fornecedores para suas aeronaves eVTOL. À medida que a empresa avança para a próxima fase de desenvolvimento, o protótipo eVTOL já tem uma série de campanhas de teste abrangentes, projetadas para avaliar meticulosamente todos os aspectos da operação e desempenho da aeronave, desde capacidades de voo até recursos de segurança.
SOBRE O EVTOL
Com quase 3 mil cartas de intenções para compra, a aeronave da Eve será produzida na fábrica da Embraer do bairro Santa Tereza, em Taubaté, região do Distrito de Quiririm. O eVTOL utiliza oito hélices dedicadas para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem nenhuma alteração na posição desses componentes durante o voo. O conceito inclui um empurrador elétrico alimentado por motores elétricos duplos que fornecem redundância de propulsão com o objetivo de garantir os mais altos níveis de desempenho, segurança e confiabilidade de despacho e baixo custo de operação.