A Società 30 di Aprile, Associação que tem como objetivo preservar as tradições culturais de Quiririm, iniciou um projeto que visa incentivar donos de residências e comércios históricos de Quiririm a manter suas fachadas como no passado, feitas por pedreiros italianos no início do século XX.

Atualmente, 21 pontos do Distrito de Quiririm são considerados tombados pela Prefeitura de Taubaté, entre eles a Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz, a escola Amedeo Piccini, o Museu da Imigração Italiana, além de outras residências particulares.



 

O projeto nomeado de “Embeleza Quiririm”, já conseguiu incentivar alguns moradores e pintar algumas fachadas, “A primeira ação do projeto revitalizou a fachada da casa do Sr. Cezidio Bocalare, que fica na Av. Washington Luiz e o objetivo da Società é justamente esse, conversar com o morador e incentivar, no intuito de preservar a fachada”, explica a Presidente da Società 30 di Aprile, Rosa Pistilli.

 

Antes do “Embeleza Quiririm”

Depois do “Embeleza Quiririm”

 

Até o momento, o projeto já embelezou três residências e incentivou outras seis, como o caso do morador Rogério Vendramini Pretel, proprietário de um casarão de mais de 200 anos na rua José Pistili, que se mudou recentemente para o distrito e entendeu a importância histórica do lugar e restaurou o casarão.

“O que há de mais importante na vida do ser humano é a sua história né, a história dos seus antepassados, e aqui como uma colônia italiana que tem toda uma tradição de festa gastronômica, deveriam preservar para que mais pessoas viessem e o turismo se acentuasse”, comenta Rogério que ressalta, “É um trabalho que eu fiz aqui de restauração da casa que todo mundo que passa para, aperta a campainha, querendo conhecer o dono da casa”.

Na foto abaixo, a casa da família do morador Ivan Ramos, que foi uma das que passaram pelo Embeleza Quiririm e teve sua fachada pintada, “É muito importante, além de resgatar a cultura, resgata também a história de todas as famílias de Quiririm. Nós aqui de casa ficamos muito contentes pelo convite de participar desse projeto, pois a nossa casa deve ter mais ou menos uns 90 anos para mais, ficamos muito felizes em ter a nossa fachada, a fachada da nossa história pintada, e ter sido lembrada por esse projeto”, afirma Ivan Ramos.

Casa da família Ramos após o Embeleza Quiririm – Foto: Acervo Società 30 di Aprile

 

“Eu quero agradecer a todos que contribuíram com a Società, comprando adesivos e participando das nossas rifas. Esse momento é muito gostoso e de muita alegria. Vale lembrar que a Società continua em busca de parceiros para continuarmos pintando as fachadas”, ressalta Rosa Pistili.

O próximo passo da Società 30 Di Aprile é conscientizar outros donos de casas e também de comércios históricos de Quiririm, e buscar novos parceiros para que essa arquitetura do início do século possa saltar aos olhos dos moradores e turistas que visitam a colônia Italiana de Quiririm.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *