A demanda à procura de uma psicóloga se intensificou muito nesta pandemia, as crianças estão agitadas, impacientes e com muita energia acumulada. Infelizmente as crianças tem sido afetadas no desenvolvimento psicológico, porque são mais vulneráveis e os sintomas são mais brandos, mais difíceis de serem detectados do que em um adulto que é mais visível.

O isolamento social, distanciamento de amigos e familiares, rompimento da rotina, tédio, frustração, medo de contaminação, falta do espaço pessoal em casa e a perda financeira tem mexido com o comportamento e o sentimento das crianças.



 

Os pais tem a função de cuidar e educar para que eles criem autonomia, independência e comportamento adaptativo, dando suporte afetivo, responsável, encorajador, com reciprocidade e ensino.

É importante que os pais montem um cronograma para seguir uma rotina alinhada com hora de acordar, comer, brincar, dormir e etc… É preciso conciliar o trabalho com as tarefas de casa, porque é importante dar atenção aos filhos, lembrando que o tempo deve ser qualitativo.

Fique atento aos sintomas como:
– Mudança de comportamento;
– agressividade;
– inquietação;
– presença de medos infundados;
– instabilidade emocional;
– regressão no comportamento, como por exemplo chupar o dedo ou apresentar características de um bebê;

Se não solucionado na infância, na fase da adolescência pode se desenvolver ansiedade generalizada, depressão, consumo de drogas, álcool e etc… É de suma importância buscar uma intervenção profissional.

Eu sou Jéssica Outani, Psicóloga Cognitiva Comportamental e espero ter te ajudado. Acompanhe todas as segundas-feiras minha coluna sobre psicologia comportamental aqui no Portal Quiririm News.

Jéssica Outani – CRP:128.720/06
Psicóloga Cognitiva Comportamental

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *