Ícone do site Quiririm News

Quiririm sofre com quedas frequentes de energia elétrica

Foto:

Novamente a região do Distrito de Quiririm sofre com as inúmeras quedas de energia. O problema que acontece há anos afeta moradores e comerciantes. Na última segunda-feira (26), houve quedas de energia por cinco vezes em um único dia.

Moradores e comerciantes reclamam do problema, que além de causar desconforto, causa prejuízos em equipamentos eletrônicos que dependem de energia elétrica.

Em janeiro/18, o Quiririm News monitorou entre os dias 22 e o dia 26 o fornecimento de energia elétrica em Quiririm, e na semana monitorada houve queda e oscilação de energia em três dos cinco dias.

No dia 22/01, houve queda às 16h40 e às 17h. No dia 23/01, a queda ocorreu às 10h30, no dia 24/01, a energia foi interrompida por duas vezes, às 7h e às 8h. Nos dias 25 e 26 não houve queda.

O resultado foi de cinco dias monitorados, três deles com quedas e totalizando cinco oscilações de energia elétrica.

Prejuízos:

Comerciante há 22 anos em Quiririm, Mauro Manica afirma que os problemas com a rede elétrica se tornaram frequentes nos últimos cinco anos e que por isso teve prejuízos em sua padaria.

“Na noite entre dia 2 e 3 de janeiro aconteceram várias quedas de energia das 23h50 até 1h,  a última delas durou aproximadamente 10 minutos. Quando do restabelecimento da energia houve a queima do compressor das geladeiras que ficam na área de vendas”, afirma Mauro Manica, empresário, que ressalta, “Meu prejuízo com equipamento e produtos que necessitam de serem mantidos refrigerados foi de aproximadamente cinco mil reais”.

O comerciante pediu ressarcimento junto a EDP São Paulo, mas informou que a companhia solicitou um prazo de 15 dias para realizar a vistoria, “Eu não poderia esperar a demora de até 15 dias e a minha necessidade era urgente. Se eles não me reembolsarem, aí sim vou entrar com o processo”, disse Manica.

Para o morador de Quiririm, Rogerio Santos, o problema afeta os cuidados de saúde de sua família, que cuida de seu avô com mais de 90 anos, e sua mãe que é diabética.

“Em dias chuvosos sempre cai a energia e retorna logo em seguida, até mesmo em dias quentes isso acontece, é difícil ter uma semana cheia sem quedas de energia elétrica, fora o grande risco de queimar algum produto elétrico e tem a insulina da minha mãe (necessita permanecer na geladeira)”, explica o morador que ressalta, “Hoje mesmo (26/01), isso aconteceu algumas vezes, o grande problema é a instabilidade da energia”.

O outro lado:

Questionada sobre as reclamações a companhia relata que uma análise técnica de qualidade será feita, “A EDP São Paulo informa que encaminhará equipes aos locais para realizar inspeção técnica e tomar as medidas necessárias”.

Em caso de danos decorrentes de queda ou oscilação de energia, o cliente pode pedir indenização de danos. A solicitação deve ser feita através da EDP Online, no www.edp.com.br, pela Central de Atendimento, no telefone 0800 721 0707 ou nas agências de atendimento presencial, onde deve ser relatado o ocorrido, com hora e data prováveis do problema na energia elétrica e discriminar o(s) equipamento(s) danificado(s).

Leia também:

Falha na subestação da EDP deixa bairros de Taubaté sem energia elétrica

Sair da versão mobile