Uma denúncia feita por um morador de Quiririm, pontuou que após parte das obras de calçamento da Praça Antônio Naldi serem feitas, às árvores foram todas cimentadas, sem espaço para captação de água e nutrientes no solo.
Em contato com o engenheiro agrônomo Emilson Pohl, mestrando em Ciências Ambientais, foi explicado que ao cimentar, impede a entrada de água e impossibilita a absorção de sais minerais e o aumento do volume das células de desenvolvimento da planta, “Com os déficits de água e nutrientes, com o tempo isto poderá ocorrer”, refere-se à morte da árvore.
A convite do Portal Quiririm News, o Secretário de Meio Ambiente de Taubaté, Marcel Wada, esteve na praça avaliando a situação, que no momento da reportagem, já havia sido resolvida parcialmente, apenas um lado da praça os recortes envolta da árvore foram feitos.
Wada explicou o motivo, “Aqui de fato foi feito por etapas, eles fizeram todo o calçamento primeiro, para depois estarem delimitando essas áreas aqui onde será feito um trabalho de paisagismo, fora o trabalho de calçamento que está sendo feito aqui na região”.
“Realmente é uma preocupação da prefeitura com às árvores, com esse patrimônio natural que existe no município, a gente tem que dar valor realmente, a gente fica até feliz quando os moradores tem essa preocupação”, disse.
Árvores condenadas:
Em 25 de abril de 2015, um enorme tronco despencou de uma árvore da parte frontal da praça referida, o desabamento aconteceu de madrugada e não havia ninguém no local, mas o barulho assustou os moradores.
“No caso aqui, esse é um Flamboyant, e de fato ela já existe há bastante tempo e realmente está bem comprometida, eu particularmente penso que devíamos aproveitar esse momento para que elas sejam substituídas”, analisa o secretário.
“Eu gostaria até de sentar com o pessoal para discutir e de repente mudar mesmo algumas árvores que tragam mais pássaros ou floragem mais bonitas. Nós já temos lá mudas de um metro e oitenta”, salienta Marcel que ressalta, “Podem estar entrando em contato pelo 3625-5023 ou 3624-4195 e estar falando com a Djane, marcando uma reunião conosco”, conclui.
Leia também:
Árvore desaba e assusta moradores próximos da Igreja Matriz
Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News