Aproximadamente 170 romeiros à caminho da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que fica na cidade de Aparecida-SP, fizeram uma pausa para descanso no trecho que cruza Quiririm pela via Dutra em Taubaté-SP. O número de pedestres na rodovia aumenta por esses meses, já que 12 de outubro é celebrado o dia nacional de Nossa Senhora Aparecida.
O grupo católico que saiu na noite da última quinta-feira (15), de Jacareí-SP, chamou a atenção pelo número de romeiros e pela organização para que todos concluam a peregrinação. Com caminhões levando comida, roupa e até uma cozinha itinerante, o percurso de aproximadamente 100 quilômetros, fica mais seguro e amparado.
“Essa é a 14ª romaria que a gente faz, temos banheiro químico, fruta, lanche, água, tem tudo no caminho e organizado, além de coletes (sinalizadores) e até uma cozinha improvisada para jantar, almoço e café. Jovens, adultos, idosos e até crianças, vem todo mundo com a gente”, explica Heleno Garcia, motorista que é também um dos organizadores da romaria.
Baseados na fé, os romeiros quase sempre caminham em agradecimento por alguma graça alcançada, ou mesmo para reflexão e oração.
“É a devoção que a gente tem com Nossa Senhora, muitas e muitas vezes ela me ajudou bastante, ela intercedeu pela minha família. Meu cunhado teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e se recuperou, não precisou operar, graças a Deus. Vale muito a pena, o esforço e o cansaço. A gratificação de chegar lá vai ser muito grande”, conta a peregrina Vanessa Barbara.
Pela primeira vez percorrendo o caminho, o Padre de Jacareí, Francisco José, da Paróquia de São Silvestre, estava visivelmente cansado e determinado a caminhar ao lado das centenas de fiéis rumo a Aparecida.
“É um momento não só de reflexão mas também de oração, as vezes os nossos cansaços e nossas dores a gente lembra das dores de Jesus, e aí a gente vai se sentindo menos cansado quando se lemrba de Jesus.
Até o final do mês de outubro, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida estima receber cerca de um milhão cento e sessenta e cinco mil pessoas, sendo que apenas no dia 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, a estimativa é de que 150 mil pessoas passem pela basílica.
A Polícia Rodoviária aconselha aos romeiros que trafeguem sempre pela contra-mão para terem visão do trânsito, evitar o período noturno, trafegar fora do acostamento quando houver calçada. Caso a peregrinação seja noturna, é aconselhável o uso do colete refletivo e lanternas, para serem notados por motoristas.
Leia mais:
Cantor internacional Andrea Bocelli faz show gratuito em Aparecida-SP
Clique aqui e veja todas as notícias recentes do Portal Quiririm News