Na tarde dessa terça-feira (10), o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Nalini, o Presidente do FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) João Cury Neto, o Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), entre outras autoridades, visitaram a E.E. Deputado Cesar Costa no Quiririm para anunciar a autorização de reforma de cinco escolas estaduais da cidade, além da construção de uma nova creche e o restauro da E.E. Lopes Chaves.

Entre as escolas contempladas, duas são da região de Quiririm, a escola Deputado Cesar Costa, e a do Bonfim, Cel. Marcondes de Mattos. Além destas, as escolas Monteiro Lobato, Amacio Mazzaropi, Felix Guisard e Cesidio Ambrogi também estão inclusas para receber a reforma.



 

“A verba é insuficiente para se fazer tudo o que é necessário, então o governo obrigou nos a fazer escolhas. Os critérios são necessidades e escolas que merecem um incentivo, um estímulo, por terem oferecido um rendimento acima da média nas avaliações que realizamos periodicamente para verificar a qualidade do ensino público”, explica  o Secretário de Educação do Governo de São Paulo, Renato Nalini.

Secretário de Educação do Estado de São Paulo, José Lanini

Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Nalini, assina convênio – Foto: Quiririm News

 

Durante seu discurso, o presidente da FDE, João Cury Neto, ressaltou a importância de parcerias entre municípios e Estado em tempos de crise e citou a parceria no transporte escolar entre o governo e a prefeitura de Taubaté, “Nós sentamos com o prefeito e falamos: transporta os nossos alunos (estaduais) e nós repassamos o dinheiro para vocês, e assim vocês otimizam a rota e fazemos uma economia em escala que nos permita fazer outros investimentos importantes. A economia é de meio milhão por ano, esse dinheiro é que vai permitir que a gente faça o restauro da escola Lopes Chaves e a construção da nova creche do Bardan”, enfatiza Cury.

Ainda de acordo com o presidente do FDE, a creche será licitada entre 4 e 5 meses. O restauro da escola Lopes Chaves, levará mais tempo, pois o prédio é tombado e o projeto de restauro precisa passar pela aprovação do  CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

“Nós temos todo um projeto de restauro que já foi contratado e que vai passar pelo CONDEPHAT, aprovado a gente vai colocar a licitação nas ruas. Se Deus quiser, começar essa obra ainda em 2018”, conclui Cury.

Vários vereadores participaram da solenidade, entre eles a vereadora Vivi da Rádio (PSC), que foi chamada para compor a mesa pelo presidente do FDE.

“Eu fiscalizo algumas secretarias (municipais) e vi que a de educação tem uma fila com mais de mil crianças aguardando por berçário em Taubaté. Foi quando eu comprei essa briga, levantei essa bandeira e fui até a FDE e também em outra oportunidade falei com o governador no hemonúcleo e expliquei o lance de 50% em uma nova creche, ele chamou o João Cury e autorizou ali mesmo, aí nós conseguimos uma nova creche”, conta entusiasmada a parlamentar.

Foto: Quiririm News

 

Durante o anúncio do convênio o prefeito Ortiz Junior (PSDB), explicou a contrapartida de 50% com o Estado, “O convênio da segunda creche, ali no bairro do Gurilândia, no loteamento do Bardan, a prefeitura vai dar 50% de contrapartida e o Estado os outros 50%. Esse é o exemplo de boa relação”.

O prefeito de Taubaté também comemorou o anúncio do restauro da escola Lopes Chaves, “Essa é uma das parcerias mais importantes que a gente faz com o Estado. É uma escola centenária e ela representa uma parte importante da história da nossa cidade. Depois do restauro eles vão entregar o prédio a prefeitura e a prefeitura vai ocupar com uma das dependências da secretaria de educação ou talvez com uma escola mesmo, uma de ensino médio”. 

Após os anúncios as autoridades participaram de um coquetel oferecido pela direção da escola Deputado Cesar Costa que, no início, recebeu os convidados com música interpretada por alunos, além de duas crianças trajadas de personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *