Rainhas e PrincesaFoto: Quiririm News

O tradicional evento que enaltece há 30 anos a cultura italiana em Taubaté já começou. Após a abertura oficial do evento na última quinta-feira, 25/04, o Portal Quiririm News mostra seis coisas que você não pode deixar de fazer na 30ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm para ter uma experiência rica no que essa festa oferece. Gratuito, o evento criado por Dheminho Canavezzi em 1989, para homenagear seus antepassados no centenário da imigração italiana, é muito mais que apenas seis dicas, mas com essas abaixo você usufrui bem dessa festa, que é uma das principais da região.

No caminho da rodovia que leva à cidade de Campos do Jordão e a 123 km da capital São Paulo, Quiririm é uma colônia italiana rica em história, tradição e boa gastronomia. A Festa Italiana de Quiririm vai até dia 1º de maio e acontece nas principais ruas do Distrito de Quiririm.



 

6 – Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida

Em sexto lugar destacamos a “Igrejinha”, como é conhecida pelos moradores de Quiririm. A Capela de Nossa Senhora Aparecida, pertencente a centenária Paróquia Nossa Senhora da Conceição, guarda em sua arquitetura traços de mais de 120 anos de fundação. Fundada em 1895 por Benedito Pires de Carvalho, a capela fica no coração do Distrito. Até os dias de hoje celebrações e procissões acontecem no local, porém, é mais utilizada para orações mais reservadas e intimistas. A Capela de Nossa Senhora Aparecida fica na Avenida Cel. Marcondes de Mattos, principal avenida da festa.

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News


5 – Museu da Imigração Italiana de Quiririm:

Situado em um casarão centenário construído pela família Indiani, o Museu da Imigração Italiana de Quiririm guarda relíquias e registros da história através de fotos, documentos, objetos e até tijolos da época da construção realizada em 1897 a 1903, data esta que se tem gravada no degrau de entrada do sobrado. O museu guarda também maquinários utilizados nas plantações de arroz, cultivadas pelos italianos que residiam no Distrito. O Museu da Imigração Italiana de Quiririm e da Rizicultura fica na Avenida Líbero Indiani, nº 550, no Distrito de Quiririm. A visitação é gratuita.

Museu da Imigração Italiana de Quiririm – Foto: Quiririm News

4 – Show com a Bella e os Tenores 

Entre tantos outros belos shows musicais, o show dos Três Tenores Brasileiros é um que em todos os anos agrada muito os visitantes e este ano o trio vem em nova formação e nome, se chamando A Bella e os Tenores, onde uma nova voz feminina adentra ao trio. Show emocionante, com músicos altamente qualificados, é uma ótima pedida para assistir com a família e até mesmo com a (o) amada(o). Grandes sucessos italianos, além de “hits” como “We are the Champions” e até mesmo a oração ave maria cantada, costumam fazer parte do repertório musical do trio. Um show emocionante para todas as idades. Neste ano o trio se apresenta sábado (27), a partir das 22h30, no palco principal.

A Bella e os Tenores – Foto: Divulgação

3 – Grupos Folclóricos Italianos (Dança Típica – Tarantela)

Essa é uma atração da festa que enchem os olhos e é quase impossível ficar parado, ao menos uma palma ou um chacoalhar de pernas é certeza acontecer durante a apresentação desses quatro grupos.

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News


La Prima Tarantela:

Nesse grupo aconselhamos o uso de babador ou lenços, já que se emocionar é garantido. Muita fofura e beleza, aliada a ritmo e graciosidade são elementos que compõe essa bela apresentação das mini-tarantelas. Com figurino típico italiano e infantil, as pequenas arrasam com danças tradicionais e contemporâneas como tema do filme “Frozen”, o sucesso infantil dos cinemas.

 

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Grupo de Dança Italiana Piccola Tarantella:

Com cerca de 06 dançarinos, o grupo realiza coreografias que fazem um misto de danças animadas, empolgantes, aliadas de um belo visual proporcionado pelo figurino típico italiano. O Piccola Tarantella é o único grupo de Quiririm que possui integrantes mistos, com homens e mulheres e com certeza um diferencial durante a apresentação é a alegria tipicamente conhecida dos italianos e brasileiros quando o assunto é festa. Neste ano completa 20 anos de existência.

 

 

Foto: Mazzolin Di Fiori

O Mazzolin di Fiore:

O Grupo surgiu em 2005, também com o intuito de dar espaço a meninas que não possuíam faixa etária para dançar em outros grupos, mas em 2008 o grupo se desfez. Em 2012, o Mazzolin voltou, mas desta vez para acolher meninas que são consideradas filhas de coração de Quiririm, que são meninas que não possuem descendência italiana ou descendência italiana de Quiririm.

Composto por meninas de 8 a 16 anos, o Mazzolin encanta com suas coreografias e se apresenta nessa edição da Festa Italiana, trazendo alegria, simpatia e muita beleza ao evento..

 

Foto:QuiririmNews

Foto: Quiririm New

Grupo Folclórico Italiano Santa Lucia e Santa Lucia Mirim:

O Grupo Santa Lucia de Quiririm completam 30 anos de apresentações e é sem dúvida a principal atração da festa quando se fala em cultura, esse grupo foi o primeiro a levar a dança típica italiana para o palco da festa do Distrito. Ao seu lado, o Santa Lucia Mirim (formado por pré-adolescentes), é composto apenas por mulheres, o grupo se renova a cada ano, encanta e levanta o público com sua apresentação, que é um bela homenagem aos países Brasil e Itália.

2 – Barracas de comida típica:

Foi difícil decidir se, se deliciar com as comidas típicas feitas pelo descendentes de italianos de Quiririm seria a primeira ou a segunda coisa que você não poderia deixar de fazer durante a festa. Por pouco, muito pouco, decidimos que almoçar/jantar em Quiririm é “Top” dois (mas poderia ser top um) da festa.

Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Ao todo, cerca de 40 toneladas de massa foram produzidas artesanalmente  para alimentar turistas e visitantes.

É claro que você pode comer lasanha, nhoque, parmeggiana ou até mesmo a popular pizza durante a festa, entretanto vamos sugerir o Marubin da Família Canavezi.

É uma delícia e a barraca fica de frente para o palco principal, você saboreia e não perde nada do evento. O Marubin é uma massa bem fininha, cortada em quadradinhos, recheada de frango, forma uma trouxinha de massa recheada, que pode ser servida no caldo de galinha ou no molho ao sugo.

Se você vem a Quiririm, não deixe de experimentar o Marubin ou mesmo qualquer outra opção produzida pelas barracas típicas.

Aqui vai um bônus: Não vá embora sem se deliciar com um dos doces italianos, já ouviu falar em “Paglia Italiana”? Humm, fica a dica.

Foto: Acervo Massas Quiririm

Prato de Marubim – Foto: Acervo Massas Quiririm


1 – Desfile da Imigração Italiana de Quiririm:

Idealizado pelo morador de Quiririm, Sr. Delmo Montesi,  o Desfile da Imigração Italiana é o ponto alto da festa. Centenas de pessoas desfilam pela avenida Washington Luiz trajados com roupas típicas ou com brasões que indentificam a sua família italiana. Todos os anos o desfile ganha um tema e em 2019 o tema é “Quiririm – Terra Nostra”.

Carros alegóricos, fantasias, trajes típicos, contam durante cerca de 50 minutos dados históricos e curiosos a cerca da temática escolhida. Bebês de colo, jovens, adultos e idosos desfilam com orgulho, tudo visto por uma multidão de turistas.

O desfile da imigração italiana de Quiririm merece o topo de nossa lista por ser a essência da festa, o motivo para o qual tudo começou, preservar e homenagear a história dos imigrantes italianos que fizeram de Quiririm sua colônia.

Não dá para perder, é uma atração totalmente diferente do habitual, excelente pedida para toda a família.

Foto: Quiririm News

Carro em homenagem a Da Vinci – Quadro Mona Lisa – Foto: Quiririm News

Foto: Quiririm News

Família típica italiana – Foto: Quiririm News


Leia também:

Quanto custa: Confira os preços praticados na 30ª Festa Italiana de Quiririm

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *