Garçom higieniza mesa - Imagem ilustrativa

A Prefeitura de Taubaté, através de comunicado enviado a imprensa nessa sexta-feira (11), esclarece que a cidade se encontra na Fase Amarela do Plano SP, conforme todo o Estado de São Paulo.

Anunciado no dia 30 de novembro em entrevista coletiva na capital pelo Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), todo o Estado de São Paulo, de acordo com o Plano SP de combate ao coronavírus, deveria retroagir a fase amarela desde o último dia 1º de dezembro. A cidade de Taubaté que se encontrava na fase verde, não emitiu nenhum decreto e nem uma nota sobre o assunto até essa sexta-feira 11/12, quando, mesmo sem o decreto assinado por Ortiz Junior,  informou estar na fase amarela.



 

A falta de um posicionamento da prefeitura gerou dúvida em comerciantes e população sobre as normas a seguir e em qual fase do Plano SP Taubaté se enquadra.

Em entrevista exclusiva ao portal Quiririm News no dia 04/12, o Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), explicou que não pretendia publicar nenhum decreto que pudesse interferir no horário do comércio na cidade, porém, mesmo sem o decreto publicado, os comerciantes e a população devem seguir as diretrizes d fase amarela.

Confira abaixo, a nota da Prefeitura de Taubaté na íntegra:

“A Prefeitura de Taubaté esclarece que se encontra na Fase Amarela, dentro do Plano SP, conforme todo o Estado de São Paulo.
As normas e horários devem ser seguidas conforme determinação do Governo do Estado (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp – ATIVIDADES PERMITIDAS EM CADA FASE). Os protocolos a serem seguidos devem acompanhar os decretos estaduais atualizados.
Não será emitido decreto municipal, mas as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária estão atuando de acordo com o Plano SP, conforme divulgado acima.”, informa a nota à imprensa.

O que muda?

O Governo de São Paulo anunciou também nesta sexta-feira (11), novas medidas de controle da pandemia para atividades não-essenciais em todas as regiões do estado. Bares vão encerrar o atendimento presencial às 20h, enquanto restaurantes e lojas de conveniência em perímetro urbano só poderão vender bebidas alcoólicas até as 20h e deverão fechar às 22h.

Comércio em geral e Shoppings:

Já o comércio em geral e shoppings retomam o expediente de 12 horas diárias com fechamento às 22h, como forma de evitar aglomerações. As medidas foram apresentadas pelo Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, e especialistas do Centro de Contingência do coronavírus durante entrevista coletiva. As regras valem a partir deste sábado (12).

Bares e restaurantes:
A capacidade de público em bares e restaurantes está limitada a 40% da capacidade de cada estabelecimento. A permanência de clientes em pé está proibida, e cada mesa pode ter, no máximo, seis pessoas. O distanciamento mínimo entre as mesas deve ser de 1,5 metro, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos.

Lojas de conveniências:
Nas lojas de conveniência, os clientes podem permanecer em pé, mas devem seguir as demais normas e horários dos restaurantes. A limitação de venda de bebida alcoólica às 20h vale tanto para o consumo nas lojas como para viagem. De acordo com o Governo do Estado, a medida é necessária para coibir aglomerações nas imediações das lojas e outros locais públicos.

Mudança no perfil dos contaminados pela COVID-19:

As restrições foram definidas devido à mudança de perfil etário na demanda por leitos hospitalares de COVID-19. Entre março e novembro, a maioria das vagas era solicitada para pacientes com idade entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, os adultos jovens, com idade entre 30 e 50 anos, passaram a ser maioria entre nesta demanda. Os jovens com idade entre 20 e 39 anos representam 40% dos novos casos confirmados e 3,6% das mortes por COVID-19.

Já a extensão do expediente para 12 horas diárias em lojas de rua e shoppings pretende evitar a concentração de clientes em horários de pico no comércio durante as compras de final de ano. A expectativa é que a demanda das vendas presenciais seja diluída ao longo de todo o período.

A capacidade de atendimento presencial nas lojas continua limitada a 40%, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos. As demais regras e protocolos previstos para a fase amarela do Plano São Paulo seguem mantidos, com possibilidade de revisão prevista para o dia 4 de janeiro.

Leia também:

Covid-19: Prefeito Ortiz comenta fase amarela e o motivo de não publicar decreto em Taubaté

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *