A Prefeitura de Taubaté realiza no próximo sábado, dia 16 de agosto, no Distrito de Quiririm, uma caminhada cultural seguida de roda de conversa com o tema “O Desenvolvimento através da Preservação”. A atividade é aberta ao público e está marcada para às 9h, com concentração na Praça Antônio Naldi (largo da matriz), ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. A caminhada deve passar por diversos patrimônios históricos da colônia italiana como os casarões, igrejas e belvedere (mirante), explorando os patrimônios culturais pelas ruas do Distrito, com finalização em uma roda de conversa no Museu da Imigração Italiana – José Indiani.
De acordo com a administração municipal, o encontro contará com a participação de Benedito Assaga Ribas de Mello, de membros da Società 30 di Aprile, Rachel Abdala e Regina Midori Fukashiro, e tem como objetivo debater a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural para o desenvolvimento da comunidade.
Segundo Letícia Cursino dos Santos, membro do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Urbanístico e Arquitetônico de Taubaté, abordar esse tema é fundamental para apontar caminhos que aproveitem de forma sustentável os potenciais de cada região, ao mesmo tempo em que se alertam para os riscos econômicos e sociais de perder a identidade local em prol de um crescimento sem planejamento. “Quiririm abriga um valioso conjunto arquitetônico, paisagístico e histórico que compõe a identidade taubateana. Trata-se de um território que contribuiu para o desenvolvimento da cidade e que possui grande potencial cultural e turístico”, afirma Letícia.
Ela ainda reforça que Quiririm foi escolhido por concentrar um conjunto urbano de relevância histórica e cultural, e que segundo ela, atualmente passa por transformações significativas e é um cenário ideal para refletir sobre preservação e desenvolvimento. “Todos estão convidados a participar, a presença dos moradores, comerciantes e aqueles que trabalham com turismo na região são essenciais. A diversidade de olhares enriquece o debate e fortalece as ações de preservação e uso sustentável do patrimônio”, finalizou a arquiteta.
A ação faz parte da Semana do Patrimônio 2025, que acontece de 13 a 17 de agosto, com programação em diversos pontos da cidade. Entre as atividades previstas estão a abertura da exposição “Um Olhar Pelo Centro” e visita guiada à Villa Santo Aleixo (13/08), uma roda de conversa sobre mudanças climáticas e preservação (15/08) e o Passeio Ciclístico Caminho do Ouro (17/08), no Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário