Arte: Divulgação Sesc

O Sesc Taubaté realiza no período de 16 de julho  a 1º novembro projeto em comemoração ao centenário do Esporte Clube Taubaté.  A proposta é evidenciar e fortalecer a identidade da cultura esportiva da cidade, bem como valorizar a história do Esporte Clube Taubaté como patrimônio histórico imaterial e homenagear o clube e as pessoas que ajudaram a construir a sua história ao longo desses 100 anos de existência.

Na construção dessas homenagens, o SESC Taubaté abre nessa quinta-feira, dia 16, às 19h30, a Exposição “Cem anos do Esporte Clube Taubaté”, concebida pela equipe técnica da unidade e baseada na pesquisa histórica de Angelo Rubim do Almanaque Urupês e apoio do Esporte Clube Taubaté.



 

A exposição apresenta em um ambiente cenográfico inspirado na arquitetura da época, fotos, objetos do acervo do clube e de particulares, camisas e bolas antigas e registros históricos de colecionadores. Com auxílio de seis monitores o público percorre todo o espaço cenográfico conhecendo detalhes e fatos importantes da história do Burro da Central.

Os torcedores poderão ainda acompanhar ao longo da exposição, pelo Portal Sesc, sescsp.org.br/taubate,  crônicas de jornalistas convidados a registrar suas lembranças em textos que homenageiam o Taubaté, além de vídeos exclusivos inéditos para a internet dos últimos jogos  do Campeonato Paulista da série A3 de 2015.

A programação que celebra o centenário do Esporte Clube é ampla, e neste mês também irá promover diversas atividades como: Encontro Esportivo entre os históricos clubes rivais, Taubaté e São José dos Campos Memórias do Meu Burro que

Foto:

Toninho Taino durante partida – Foto: Acervo Toninho Taino

propõe aos torcedores compartilharem recordações sobre o time; Peça teatral, Oficina e Contação de histórias, relacionando memórias e paixões pelo esporte por meio de linguagem voltada para o público infantil. Passeio, Paisagens de Taubaté, apresentando um roteiro pela cidade, a história do clube e Jogo de exibição de Futebol Society Master, com a presença de jogadores campeões de 1979, 2003 e do acesso a série A3 de 2009.

Entre as atividades, dois moradores de Quiririm contribuem com histórias em um bate-papo com o  historiador e conselheiro do clube Moacir dos Santos escritor do livro  e o ídolo do burro da central, o ex-jogador Toninho Taino campeão em 79 e o segundo jogador que mais vezes atuou no clássico entre Taubaté e São José (16 vezes, atrás apenas do lateral Cleto com 19).

O bate-papo acontece na sexta-feira 17,  a partir das 19h30 e trata da rivalidade entra E.C. Taubaté e São José Esporte Clube.

No sábado, (18), a torcida é convidada a participar da programação com o Encontro de Torcedores do E.C. Taubaté, com exposições de fotos, camisas, troféus e objetos que tenham ligação com o clube.

A mostra estará aberta à visitação de 17 de julho a 1º de novembro, de terça a sexta, das 8h às 21h30 e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h. A visitação é gratuita e o agendamento de visitas monitoradas para grupos poderá ser feito pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (12) 3634-4000.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *