A Prefeitura de Taubaté publica nesta terça-feira, dia 17 de março, um decreto que instaura situação de emergência em Taubaté com medidas restritivas para conter a propagação do COVID-19 (coronavírus) no município. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (16), no Palácio do Bom Conselho em entrevista coletiva com o prefeito Ortiz Junior.

O decreto estabelece situação de emergência em Taubaté por um período de 180 dias. As primeiras medidas são válidas para estabelecimentos públicos e privados e têm prazo inicial de 30 dias, porém, podem ser prorrogadas em caso de agravamento da pandemia.



 

Em Taubaté, a Vigilância Epidemiológica monitora atualmente 23 casos suspeitos de coronavírus. A cidade não registra nenhum caso positivo. Outros quatro casos já foram descartados.

Confira abaixo as normas e medidas tomadas a partir dessa terça-feira (17) em Taubaté:
Aulas:
As aulas em escolas e instituições de ensino superior públicas e privadas estão suspensas. A suspensão será gradativa esta semana e suspensa totalmente a partir de 23 de março. Para a rede pública de ensino, esta suspensão deve ser compensada como antecipação do recesso escolar ou das férias de julho. O prefeito informou ainda os alunos que não quiserem ir para as aulas nesta semana, as faltas não serão computadas.

Festa Italiana de Quiririm:
Todos os eventos públicos planejados para o período foram suspensos, como por exemplo, a tradicional Festa Italiana de Quiririm que estava programada para acontecer no final de abril e início de maio.
O decreto suspende ainda por 30 dias eventos de qualquer natureza que exijam licença do poder público e que tenham previsão de reunir mais de 100 pessoas.
Cinemas, bares, restaurantes, teatros, academias:
Atividades coletivas em cinemas, teatros, museus e academias de ginástica também estão suspensas pelo mesmo período. Bares e restaurantes devem observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas.
Medidas mais restritivas como a determinação de horários para o fechamento dos estabelecimentos podem ser adotadas futuramente em caso de necessidade.

Foto: Divulgação P.M.T.

Funcionários públicos:
A administração municipal avalia a possibilidade de teletrabalho em alguns setores, bem como a concessão de férias e licenças prêmio.
O decreto municipal pode ser visualizado pelo link clique aqui.

Normas:
Entre as normativas estabelecidas pelo decreto emergencial estão a dispensa de licitação para a aquisição de insumos específicos para o enfrentamento da doença, bem como contratação excepcional de pessoal em caso de necessidade, além da locação de ambulâncias.

Ações de combate ao coronavírus:  
São avaliados cenários de médio e alto risco e 140 profissionais da saúde, entre enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem serão contratados.
A Unidade de Urgência e Emergência (UPA) Central passa a ser referência exclusiva para casos de problemas respiratórios a partir da próxima semana.
Já as UBS Mais Mourisco, Fazendinha, Marlene Miranda, Chácaras Reunidas e Gurilândia, passarão a ser referência para o atendimento à população para casos respiratórios menos graves.
Mais 40 leitos:
A prefeitura anunciou ainda que vai instalar na nova ala do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) mais 10 leitos de UTI e 30 leitos de clínica médica, com o objetivo de dar suporte a um número maior de internações.
Call Center – Tira Dúvidas:
Um call center será criado para a retirada de dúvidas da população e orientações com o objetivo de reduzir a demanda de pacientes nas unidades de saúde.

Vacina:
A Campanha de Vacinação contra Influenza, que deve começar em 23 de março, também vai passar por ajustes com o objetivo de reduzir aglomerações de idosos, garantir espaços amplos e ventilados e reduzir o tempo de espera. Ainda não existe uma vacina para o coronavírus.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Taubaté declara emergência contra o coronavírus, cancela aulas, Festa de Quiririm e vai contratar mais médicos”

  1. RAFAEL

    Por gentileza vcs tem que fazer algo supermercado está com mais de 100 pessoa supermercado compre bem na Av Juscelino Kubitschek km de taubate

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *