A Prefeitura de Taubaté inaugura neste sábado (10) a primeira ECO – Estação de Conexão, instalada no bairro Cecap, como parte do pacote de melhorias no transporte coletivo urbano implementado pelo TAU! (Transporte Acessível Urbano de Taubaté). A administração pública informou também que cinco novos ônibus da frota da TAU!, equipado com tecnologia para reduzir poluentes e com itens de conforto e acessibilidade, devem começar a circular na cidade.
Estação de Conexão
De acordo com a Prefeitura de Taubaté, a nova estrutura contará com iluminação e geração de energia por meio de placas solares, reforçando o compromisso do município com a sustentabilidade e a mobilidade eficiente.
A administração municipal informou que a estação será ponto central de integração entre linhas troncais e alimentadoras, permitindo que os passageiros façam baldeações pagando apenas uma passagem, no intervalo de até 1h15, por meio do Cartão Rápido. A nova rede inclui a criação da linha 28 – Cecap 4 / Rodoviária Velha via Bonfim, e a readequação da linha 16 – ECO Cecap / Rodoviária Velha – Via Res. Independência.
Além disso, as linhas 17 – Pinheirinho e 20 – Maracaibo passam a funcionar como alimentadoras da ECO Cecap. Novas linhas também serão implantadas no Quiririm (linha 23), Santa Tereza (linha 27) e Cecap (linha 24), facilitando o deslocamento até a estação e, de lá, para o centro da cidade. A linha 13 – Gurilândia também será reestruturada, integrando o sistema tronco-alimentador.

Estação de conexão fica na entrada do bairro Cecap, em Taubaté – Foto: Divulgação/P.M.T
Novos ônibus
Como parte das melhorias, também entram em operação neste sábado cinco novos ônibus da frota do TAU!, equipados com tecnologia “Euro 6”, que deve reduzir a emissão de poluentes, e itens voltados ao conforto e acessibilidade. Os veículos contam com ar-condicionado, tomadas USB individuais, bancos estofados com encosto de cabeça, elevador para cadeirantes, painéis eletrônicos de itinerário e sistema de monitoramento por câmeras. Ao todo, até 2026, a expectativa da Prefeitura é que 25 novos ônibus sejam incorporados ao sistema, elevando a frota para 70 veículos.
Com as mudanças, a expectativa da prefeitura é de que um ônibus com destino ao centro passe a cada 16 minutos na região da ECO, o que representa um aumento de 18% na oferta de viagens nos bairros atendidos. De acordo com administração municipal, a ampliação do serviço corresponde a um crescimento de quase 6% na oferta geral do transporte coletivo municipal.
Os itinerários completos das novas linhas estão disponíveis no site oficial do sistema: www.voudetau.com.br.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Deixe um comentário